Voltar à Página da edicao n. 394 de 2007-08-21
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Agosto teatral no Fundão

Cultura no Verão é o que propõe a Associação TeatroAgosto do Fundão. O festival começou na passada sexta-feira, dia 17 de Agosto, e prolonga-se até ao fim do mês. Muitos espectáculos e teatro ao ar livre são as propostas do ciclo de teatro.

> Ricardo Morais

A companhia de teatro espanhola "Yllanna" abriu, na passada sexta-feira, mais uma edição do "TeatroAgosto" do Fundão. O espectáculo "Olimplaff" traz boa disposição e humor sem que os actores abram a boca. César Maroto, Gus Cortés e Juanfry Durado divertiram os espectadores, numa história das olimpíadas, através de linguagem gestual, da técnica de clown e da pantomima.
No primeiro dia do festival foi ainda possível assistir, no Lounge da Moagem, ao espectáculo "A toque de fado". Cristina Marques, Anabela Tomás e Luciana Ribeiro cantam, nesta performance, as suas vidas e as vidas alheias acompanhadas da viola e da guitarra portuguesa. No sábado foi a vez da FC Produções Teatrais subir ao palco com a peça "Monstros à Solta" e no Domingo, Carlos Martinez apresentou "Hand Made".
O festival prolonga-se até ao fim do mês com as noites a reservarem bons espectáculos de teatro. Terça-feira é dia para "O Alienista" da companhia de teatro de Alcains Cães à Solta.Terça-feira o Grupo de Teatro Ajitar apresenta " Idanha Haja" e no dia seguinte é a vez de Andreas Piper apresentar "Monsieur Pipon". Dia 24, o Centro Cultural do Mindelo apresenta " O Doido e a Morte". O grupo Chapitô sobe ao palco na noite de sábado, dia 25, com a peça "O Grande Criador" e o festival encerra com o grupo do Fundão ESTE – Estação Teatral e a peça "O Filho da Dona Anastácia".
Este ano, a organização dá a oportunidade a duas companhias amadoras de mostrarem o seu trabalho: o grupo Cães à Solta de Alcains e a companhia Ajitar.
O Festival TeatroAgosto que vai já na sua terceira edição, realiza-se no espaço Gardunha Viva e "privilegia uma linguagem mais ampla e universal, em detrimento de uma relação íntima com o público, como a que seria numa sala", realça Nuno Pinto Custódio, da organização. A par do programa de espectáculos decorre um estágio teatral dedicado à "Commedia dell’Arte", na Casa da Moagem.
O ciclo TeatroAgosto nasceu em 2005 numa parceria entre a ESTE - Estação Teatral e a Associação GardunhaViva. A afluência de espectadores levou a uma nova edição em 2006, tendo sido criada a Associação TeatroAgosto que reúne a mesma equipa na organização da iniciativa a partir deste ano.
O evento está orçado em 25 mil euros e o maior apoio é atribuído pela Direcção-Geral de Artes, com uma fatia de 18 mil. O ciclo de teatro conta ainda com cerca de 10 patrocinadores do concelho.



"O Doido e a Morte" peça do Centro Cultural do Mindelo que vai subir ao palco dia 24 de Agosto


Data de publicação: 2007-08-21 00:00:04
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior