Voltar à Página da edicao n. 394 de 2007-08-21
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Centro Hospitalar da Cova da Beira

Sistema Solar para o Centro Hospitalar Cova da Beira

A Direcção do Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) está a estudar a hipótese de instalar no hospital um sistema de arrefecimento e aquecimento de todas as instalações aproveitando a energia solar. O projecto é pioneiro no país e pode contribuir para a poupança de energia.

> Ricardo Morais

Aproveitar a energia solar para aquecer e arrefecer as instalações é a proposta da direcção do Centro Hospitalar da Cova da Beira para aquela unidade. O projecto é único no país e no quadro das grandes unidades de saúde.
A ideia já foi apresentada a responsáveis governamentais do sector da saúde que, de acordo com fontes do CHCB, a "consideram interessante na perspectiva de poupar muito dinheiro a nível de toda a rede hospitalar do país".
Apesar de o CHCB ainda ser recente, na altura da sua construção a utilização de energia solar ainda não se encontrava regulamentada pelas instituições públicas, o que se já se verifica agora.
O Centro Hospitalar que já dispõe de um projecto para a climatização de todo o hospital que prevê a instalação de painéis no cimo do edifício. Segundo as mesmas fontes, já estará também na posse de uma proposta para a realização da obra apresentada por uma empresa de renome nacional, a Casais.
Já o presidente do conselho de administração, João Casteleiro, afirmou que o hospital já solicitou outros orçamentos a empresas da especialidade, mas está também a realizar um estudo técnico para "saber se é ou não compensador face aos actuais gastos com electricidade". No entanto, João Casteleiro está convicto de que a climatização através de energia solar pode representar em termos ambientais "uma mais-valia" e, por outro lado, "apontar para uma economia e uma compensação" do investimento.
Optimista relativamente à rentabilidade do projecto, está também, o director clínico do CHCB. João Gomes está convencido que o investimento no sistema solar poderá ser recuperado em cerca de cinco anos e confessou ainda que a concretizar-se este projecto, com a instalação dos painéis no cimo do edifício, poderá pintar-se todo o exterior do hospital o que é uma necessidade.
Prevê-se que os custos com a implantação e concretização de todo o projecto ronde o milhão de euros.


Centro Hospitalar da Cova da Beira
Centro Hospitalar da Cova da Beira


Data de publicação: 2007-08-21 00:00:05
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior