Voltar à Página da edicao n. 394 de 2007-08-21
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Eládio Jimenez na meta na Torre

Eládio Jimenez vence subida à Torre

Após três anos de "esquecimento", a Volta a Portugal em bicicleta teve de novo uma chegada na Torre, na Serra da Estrela, naquela que foi a penúltima etapa da volta. O herói da montanha foi Eládio Jimenez.

> Ricardo Morais

O alto da Torre, na Serra da Estrela, voltou a receber uma etapa da Volta a Portugal em Bicicleta. No regresso da volta ao ponto mais alto de portugal continental, o grande vencedor foi o espanhol Eládio Jimenez.
A etapa rainha da 69ª Volta a Portugal em bicicleta saiu de Oliveira do Bairro e rapidamente houve novidades. A primeira foi o abandono do italiano Paride Grillo, que havia vencido duas etapas da competição. Depois seguiram-se as fugas que rapidamente foram anuladas e só após a primeira hora de corrida é que um grupo de dez homens se conseguiu distanciar. O grupo chegou a ter cinco minutos de diferença relativamente ao pelotão, mas acabaria por ser absorvido.
Na história da etapa seguiu-se o Alto do Carrazedo e as coisas começavam a ficar mais sérias com os principais candidatos a atacarem. João Cabreira e Xavier Tondo (LA-MSS), Cândido Barbosa e Hector Guerra (Liberty Seguros), José Azevedo (Benfica-Sagres Zero), Eládio Jimenez (Karpin-Galicia) e David Bernabéu (Fuerteventura) tomaram a dianteira e candidataram-se à vitória.
Jimenez foi mais forte que os adversários e chegou à Torre isolado, conquistando a camisola amarela. Tondo foi segundo e Cândido Barbosa chegou em terceiro, mantendo-se em segundo da geral (a 33 segundos). Azevedo foi o grande derrotado do dia e ficou a mais de dois minutos da amarela.
No dia seguinte realizou-se o contra-relógio individual em Viseu que acabaria por ditar o vencedor da 69ª Volta a Portugal em bicicleta. Hector Guerra venceu o "crono", cumprindo o percurso em 50.46 segundos. Mas no final quem fez a festa foi Xavier Tondo o grande vencedor da Volta a Portugal. Cândido Barbosa terminou a edição da volta em segundo lugar não conseguindo assim concretizar o grande objectivo que de vencer depois de nos últimos dois ano ter ficado no pódio da prova. Jimenez, que conquistara a camisola amarela na véspera, na subida à Torre, não foi além do décimo quarto tempo no contra-relógio, acabando por perder o lugar no pódio.
A grande desilusão da 69ª edição da Volta a Portugal acabou mesmo por ser o Benfica e José Azevedo que terminou no sexto lugar da classificação geral. A formação encarnada, no regresso ao ciclismo, não foi capaz de mostrar os argumentos de que dispunham.


Eládio Jimenez na meta na Torre
Eládio Jimenez na meta na Torre


Data de publicação: 2007-08-21 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior