Voltar à Página da edicao n. 394 de 2007-08-21
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Centro Hospitalar da Cova da Beira

Mais de seis mil doentes em lista de espera na Beira Interior

Há mais de seis mil doentes na lista de inscritos para cirurgia nas três unidades de saúde pública da Beira Interior. O Centro Hospitalar Cova da Beira é o que tem maior lista de espera e o Hospital Sousa Martins da Guarda foi o que realizou mais cirurgias este ano. Os números detalhados constam da informação disponibilizada pelo Ministério da Saúde na Internet.

> Ricardo Morais

Na Beira Interior há 6.766 doentes nas listas de espera dos hospitais. No conjunto dos três hospitais da região, o Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) é o que possui a maior lista de inscritos para cirurgia, no total são 2.359. Este centro hospitalar é ainda aquele onde o tempo médio de espera é maior, cinco meses e meio.
O unidade situada na cidade da Covilhã é seguida do Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco, com 2.126 doentes em lista de espera, do Hospital Sousa Martins, na Guarda, com 2.094 e ainda do Hospital Nossa Senhora da Assunção, em Seia, onde apenas 187 pessoas aguardam para se submeterem a uma cirurgia.
Os números são do Ministério da Saúde e dizem respeito ao primeiro semestre deste ano. Para além da insuficiência de meios para dar resposta às necessidades da população, este estudo apresentou ainda dados no que diz respeito ao tempo de espera para as instervenções. Também neste campo, o CHCB aparece em pior situação com uma média de espera a rondar os cinco meses e meio, face aos quatro e cinco meses de espera das restantes unidades hospitalares.
Relativamente às cirurgias propostas e realizadas no primeiro semestre deste ano, o Hospital da Guarda é o que apresenta melhor prestação na Beira Interior, com 1.702 cirurgias realizadas.
O estudo aborda ainda a percentagem de episódios prioritários e também nesta área, o Centro Hospitalar da Cova da Beira detém a situação menos favorável.
No entanto a nível nacional, as unidades estão longe dos piores cenários de espera registados na zona de Lisboa. As melhores marcas são alcançadas por unidades a norte do país.

Dados referentes ao 1º semestre de 2007

C.H. Cova da Beira – Covilhã:
- casos: 2.359
- com mais de 12 meses: 545
- com mais de 24 meses: 213

H. Amato Lusaitano - C. Branco:
- casos: 2.126
- com mais de 12 meses: 319
- com mais de 24 meses: 149

H. Sousa Martins - Guarda :
- casos: 2.094
- com mais de 12 meses: 215
- com mais de 24 meses: 75


Centro Hospitalar da Cova da Beira
Centro Hospitalar da Cova da Beira


Data de publicação: 2007-08-21 00:00:05
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior