Voltar à Página da edicao n. 394 de 2007-08-21
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Tanque de tratamento de águas

Inauguração da ETAR até ao fim do ano

A ETAR da Covilhã já recebe setenta por cento dos esgotos previstos, mas só vai ser inaugurada quando estiver a trabalhar a cem por cento garante Carlos Pinto, o Presidente da Câmara da Covilhã.

> Ricardo Morais

A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Covilhã, na Quinta da Abadia, perto da vila da Boidobra, será inaugurada até ao final do ano. A garantia é dada por Carlos Pinto quando questionado sobre uma inauguração agendada para o mês de Julho.
O presidente da Câmara da Covilhã apenas quer inaugurar o equipamento quando este estiver em pleno funcionamento o que ainda não se verifica. A estação já recebe ligações de mais de 70 por cento de esgotos domésticos e industriais, mas ainda não funciona em pleno. Segundo o presidente covilhanense, a inauguração depende também da presença de um membro do Governo, pelo que não é possivel apontar uma data.
O custo da infra-estrutura está estimado em 19 milhões de euros, onde se inclui actualizações de outros equipamentos já existentes no concelho e construção de fossas sépticas onde não exista nenhum sistema de tratamento. O sistema foi desenhado para servir 75 mil habitantes e tem capacidade para tratar 11 mil 441 metros cúbicos de águas residuais por dia.
A estação está a ser construída e vai ser explorada pela empresa AGS – Águas da Serra, do grupo Somague, à qual a Câmara atribuiu a concessão do serviço.
Com a construção da ETAR pretende-se que os esgotos da Covilhã deixem de ser lançados ao Rio Zêzere como acontece no momento.Quando a ETAR estiver a funcionar a 100 por cento, os esgotos da Covilhã vão deixar de ser lançados ao Rio Zêzere, como ainda hoje acontece.
Na memória dos covilhanenses está ainda a questão da venda da empresa Águas da Covilhã, que nos últimos dias conheceu novos desenvolvimentos. Já se conhece o parecer do Ministério Público do Tribunal Administrativo Central do Sul, que reconheceu legitimidade a Ana Monteiro, deputada do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal da Covilhã. Em causa estava a procidência cautelar contra a venda de 49 por cento da empresa Águas da Covilhã.
Recentemente, o presidente da Câmara da Covilhã tinha admitido que, em Agosto, a venda da empresa conheceria novos desenvolvimentos, mas até o dia de hoje não há dados novos.


Tanque de tratamento de águas
Tanque de tratamento de águas


Data de publicação: 2007-08-21 00:00:02
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior