Voltar à Página da edicao n. 393 de 2007-08-14
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A multinacional norte-americana apresentou os seus resultados financeiros

Delphi apresenta contas

A multinacional norte-americana, com uma unidade de produção de cablagens para automóveis na Guarda tornou públicos alguns dos seus resultados do passado ano. As dívidas baixaram, mas também os lucros seguiram a mesma tendência.

> Eduardo Alves

Uma das maiores mundiais na produção de cablagens automóveis, com uma unidade instalada na Guarda anunciou uma diminuição do passivo para cerca de mil milhões de euros. Contudo, a mesma tendência foi registada ao nível dos lucros, algo que se fica a dever, segundo os responsáveis, “a uma quebra de vendas”.
No início de 2007 foi mesmo avançada a intenção de um despedimento colectivo na fábrica da Guarda. Desde então, os esforços realizados por trabalhadores, sindicatos, autarquia e a empresa têm caminhado no sentido de minimizar ou retardar o mais possível esse cenário. Em Portugal esta multinacional de produção de cablagens para o sector automóvel tem implantadas quatro unidades de produção em Braga, Ponte de Sor, Seixal e Guarda.
A fábrica da cidade mais alta do País chegou já a empregar 2300 pessoas, tendo actualmente mil. Contudo, a intenção de dispensar 500 funcionários até final do próximo ano continua. O grupo Delphi chegou já a empregar em Portugal sete mil pessoas, mas a forte quebra de vendas, a deslocalização de empresas e a redução de passivo levaram a um corte drástico de funcionários.
Para além da quebra de vendas, outro dos factores apontados para a quebra de resultados globais é o facto da empresa continuar a encerrar unidades de produção, sobretudo nos Estados Unidos da América e ter de pagar as respectivas indemnizações.


A multinacional norte-americana apresentou os seus resultados financeiros
A multinacional norte-americana apresentou os seus resultados financeiros


Data de publicação: 2007-08-14 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior