Voltar à Página da edicao n. 393 de 2007-08-14
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Centro Hospitalar Cova da Beira

Hospitais classificados com estrelas

Os serviços de saúde poderão vir a ser avaliados e classificados através de um sistema de estrelas semelhante ao que se usa para os hotéis, uma medida que a Entidade Reguladora de Saúde (ERS) quer aplicar já em 2008.

> Ricardo Morais

A Entidade Reguladora de Saúde (ERS) quer, a partir de 2008, implementar um sistema de avaliação dos hospitais portugueses semelhante ao sistema de avaliação das unidades hoteleiras, atribuindo estrelas de zero a cinco. A criação de avaliações nos hospitais e clínicas de saúde é uma das principais medidas previstas pela ERS para o próximo ano.
O Centro Hospitalar Cova da Beira ainda não sabe se vai ser avaliado, uma vez que as avaliações são facultativas, mas em declarações à Rádio Clube da Covilhã (RCC), o Director Clínico do Centro afirmou não temer as avaliações que a Entidade Eguladora da Saúde vai realizar. "Eu acho que tudo o que é feito deve ser avaliado, e avaliado em qualidade. É sempre bom e é sempre importante. Portanto, eu pessoalmente não tenho nada contra, a única coisa que eu penso é que têm de ser definidos critérios de avaliação claros e tem que ser feita uma avaliação objectiva".
As avaliações à qualidade dos serviços prestados no sector da saude, podem, na opinião do director clínico traduzir-se numa melhoria dos serviços prestados. "É mais uma ajuda. Se não nos avaliarmos, muitas vezes não temos consciência das nossas dificuldades e limitações. Se for uma entidade externa a avaliar é bom, porque se uma pessoa quer melhorar precisa de avaliar e ver aquilo que não está bem".
O sistema que o ERS quer agora aplicar já é aplicado em outros países, nomeadamente, no Reino Unido e nos Estados Unidos da América (EUA). O ERS pretende desta forma tornar mais transparentes os níveis de qualidade global dos serviços de saúde.
Acredita-se que apesar de no sector público não haver grande liberdade de escolha dos utentes fora da sua área de residência, a existência de avaliações estimulará alguma competitividade no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Recorde-se que esta classificação provém do Sistema de Avaliação da Qualidade dos Serviços Sociais (SAQSS), aprovado pela tutela e que prevê que todas as unidades prestadoras de serviços de saúde, públicas ou privadas, sejam avaliadas por valores. Refira-se ainda que o SAQSS prevê a inclusão de um vasto leque de indicadores aplicáveis a qualquer unidade de saúde, sendo que os critérios de avaliação ainda se encontram em discussão.
Os primeiros resultados da avaliação deverão ser conhecidos já no próximo ano e deverão ser publicados no site da ERS, de acordo com o plano de actividades já aprovado pelo Ministro da Saúde.


Centro Hospitalar Cova da Beira
Centro Hospitalar Cova da Beira


Data de publicação: 2007-08-14 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior