Voltar à Página da edicao n. 392 de 2007-08-07
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O concerto de encerramento decorreu no Anfiteatro Martir in Colo

Banda da Covilhã recebe músicos de todo o país

Num encontro que contou com mais de uma centena de participantes, Francisco Ferreira e José Eduardo Cavaco dirigiram o concerto de encerramento. O anfiteatro Mártir-In-Colo teve palco e plateia repletos. No concerto de encerramento foram ainda homenageadas instituições e individualidades de reconhecido mérito no meio.

> Igor Costa

O II Estágio da Banda Sinfónica da Covilhã revelou-se um sucesso. Depois de uma primeira iniciativa bem sucedida, a Covilhã recebeu mais de 120 músicos. De 30 de Julho a 2 de Agosto, jovens de escolas e grupos dispersos por todo o país encontraram-se na “cidade-neve”. Pelas palavras de João Azevedo, presidente da instituição, o terceiro estágio será uma realidade.
Durante o espectáculo de encerramento foram interpretadas sete peças, entre as quais a estreia mundial de “Atrium Arts”, de José Miguel Rodrigues, e “Astrofísica”, dois poemas sinfónicos de José Gomez Deval, na sua primeira audição nacional. Do repertório constaram ainda os clássicos Miss Saigon (de C. M. Schonberg), Inuendo "Queen" (com arranjos de Jorge Salgueiro) e Extra Spanish Fever (de Jay Chattaway). Entre estas peças, “Uma Noite Alfacinha – Fantasia Alfacinha” (de Álvaro Reis) e um medley de marchas célebres, também arranjadas por Jorge Salgueiro.
Os 128 jovens intérpretes distribuíram-se nos naipes de percussão, trombones, trompetes, tubas, saxofones, cordas, clarinetes, oboés, flautas e fagotes. Espalhados pelas salas do Teatro-Cine, da sede da Banda da Covilhã e da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI), os músicos conferiram uma dinâmica musical à cidade. Por isso mesmo, Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã (CMC), manifestava a “grande satisfação em meu nome e de todos os covilhanenses”. O edil acredita que iniciativas como o II Estágio da Banda Sinfónica da Covilhã “asseguram uma perenidade de expressão cultural na Covilhã”. José Eduardo Cavaco, director artístico da Banda da Covilhã, mostrava-se também ele radiante com o resultado do estágio: “O balanço não podia ser mais positivo, uma vez que correu tudo bem, e o público aderiu em massa”.
Para Carlos Pinto, “esta é a melhor demonstração de que somos uma cidade de cultura”, referindo a aposta feita naquele mesmo espaço. O autarca lembrou o abandono a que o espaço estava votado, e o aproveitamento que agora dele se faz. Um futuro diferente que deseja também para a EPABI. Segundo o autarca, “a EPABI não tinha futuro era como estava. Com o Colégio Internacional em construção, a EPABI tem um grande futuro e vai continuar a formar jovens músicos não só para o nosso concelho como para todo o país”.
No decorrer do concerto, a Banda covilhanense lançou o seu primeiro DVD, e homenageou figuras como José Craveiro (Casegas), Júlio Barata (Cortes do Meio) Alexandre Prata (Covilhã), António Bernardino (São Jorge da Beira) Rui Manuel Fonseca (Unhais da Serra) e João José Bouceiro (Vila do Carvalho), que se destacaram pelo trabalho que desenvolveram na música filarmónica do concelho. Um gesto de partilha, que reflecte o perfil de José Eduardo Cavaco: “A filosofia na música deve ser de partilha, e não de nos fecharmos em nós próprios”.
Uma partilha que o maestro pediu também aos presentes. O espectáculo não exigia bilhete, mas a Banda fez uma colecta voluntária entre a assistência, para colmatas as suas dificuldades financeiras. Formação e instrumental são áreas decisivas, aponta José Eduardo Cavaco. Em Setembro, a “escolinha de músico” iniciará actividades com 25 alunos, pela primeira vez. O maestro apelida-a de “maternidade dos músicos da Banda da Covilhã”.
Quanto ao instrumental, o incêndio que assolou as instalações da colectividade no início dos anos 90 dizimou o instrumental, e a compra de instrumentos baratos, na altura, tem de ser agora colmatada com novos instrumentos. Com o instrumental “em muito mau estado”, a Banda tenta recolher cerca de 100 mil euros, por meio de apoios e patrocínios.


O concerto de encerramento decorreu no Anfiteatro Martir in Colo
O concerto de encerramento decorreu no Anfiteatro Martir in Colo


Data de publicação: 2007-08-07 00:05:11
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior