Voltar à Página da edicao n. 391 de 2007-07-31
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Ilda Santos (do lado direito) estudou os problemas e os caminhos no ensino da matemática

Caminhos para o sucesso na matemática em tese

Ilda Santos é professora de matemática e a sua tese de mestrado não poderia ter outro propósito: combater o insucesso nessa disciplina. A solução estará no método utilizado. A tese foi aprovada na tarde de 27 de Julho.

> Igor Costa

“A nível global verificamos que os alunos estão cada vez mais desmotivados e, nesse sentido, nós temos de adoptar estratégias que visem combater esse insucesso”, explica a professora.  Segundo Ilda Santos, a alteração deste panorama passará pela criação de um bom ambiente de aprendizagem. Pegando numa experiência com alunos do 11º ano de escolaridade, a professora investigou os “Problemas, explorações e investigações matemáticas na aprendizagem das funções”.
Ilda Santos verifica que os alunos com maiores dificuldades despertam mais facilmente para as novas técnicas de ensino, que podem ser potenciadas através das fortes expectativas dos seus professores. Este é o ponto de partida para que os alunos mudem a sua atitude perante a matemática, e alcancem melhores resultados. “Ao longo dos anos vou vendo que os alunos se encontram cada vez mais desmotivados, e ao nivel conceptual também têm cada vez mais dificuldades”, constata a docente. Alterar este panorama passa por privilegiar uma reflexão sobre esses conceitos, “levando os alunos a compreender por eles mesmos”. 
Compreender esses conteúdos, como defende Ilda Santos, exige uma reflexão “sobre aquilo que estão a fazer, porque enquanto tiverem uma atitude de memorização e de estudar intensivamente só porque no dia seguinte têm teste, será difícil o ensino ser bem sucedido”. O processo ideal deverá conciliar a descoberta autónoma dos conteúdos, o estudo e a assimilação, com bastante tolerência no que diz respeito ao tempo que cada aluno exija. Se assim não for, “os alunos acabam por memorizar as coisas, mas não percebem o que memorizam”.
Uma grande lacuna, diz Ilda Santos, uma vez que “a matemática é uma disciplina contínua, em os conceitos de base são sempre necessários”. Um mau ensino-aprendizagem tornar-se-á, posteriormente, uma tarefa difícil para os alunos. A tese de mestrado em Educação foi aprovada com “Bom com distinção”, por um júri composto por Manuel Loureiro e Manuel Saraiva, ambos docentes da UBI, e Hélia Oliveira, arguente, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.


Ilda Santos (do lado direito) estudou os problemas e os caminhos no ensino da matemática
Ilda Santos (do lado direito) estudou os problemas e os caminhos no ensino da matemática


Data de publicação: 2007-07-31 00:00:30
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