Voltar à Página da edicao n. 391 de 2007-07-31
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Uma tese de mestrado que defende novas técnicas pedagógicas

Motivar para aprender

Aproveitar as capacidades de memorização e repetição dos alunos para lhes transmitir melhores conhecimentos sobre línguas estrangeiras é a grande novidade apresentada por uma tese de mestrado defendida na UBI.

> Eduardo Alves

Catarina Helena Henriques Lourenço é a autora de uma tese de mestrado em Educação que aponta novos caminhos para a aprendizagem de línguas estrangeiras. Segundo a autora deste estudo, muito do que se transmite aos alunos no que respeita a novas línguas passa por “estratégias de memória e a sua importância na aprendizagem de uma língua estrangeira”. No caso desta tese, foi estudado o inglês, “que é a disciplina que lecciono”, explica a autora.
Catarina Lourenço diz mesmo que costuma “escolher estratégias e metodologias que julgo serem benéficas para os alunos e penso que as estratégias de memorização no contexto da aprendizagem de uma língua estrangeira, no caso, o Inglês, podem vir a ser muito importantes”.
Este tipo de estratégias, segundo a tese agora tornada pública, passam “pela organização, repetição e memorização das matérias e que podem ajudar os alunos a aprenderem de uma forma mais eficaz, uma língua estrangeira”. Catarina Lourenço garante mesmo que aplica estes métodos no dia-a-dia, “e sem os alunos se darem conta disso mesmo”. A professora de inglês e autora deste trabalho garante que estas práticas “dão mais trabalho ao professor, mas torna-se mais fácil para os alunos ficarem receptivos às novas matérias”.
A tese intitulada “A Importância da Memória na Aprendizagem de uma Língua Estrangeira” foi defendida no pólo IV da UBI e conseguiu uma nota final de Muito Bom, atribuída por um júri constituído por Manuel Joaquim da Silva Loureiro, professor associado da Universidade da Beira Interior, Maria de Fátima de Jesus Simões, professora associada da Universidade da Beira Interior e Filomena Ermida da Costa Figueiredo Branco da Ponte, professora auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica.


Uma tese de mestrado que defende novas técnicas pedagógicas
Uma tese de mestrado que defende novas técnicas pedagógicas


Data de publicação: 2007-07-31 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior