Voltar à Página da edicao n. 391 de 2007-07-31
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A freguesia do Ferro vai receber diversos festivais de folclore

Ferro é capital do folclore

A freguesia do Ferro, no concelho da Covilhã, pretende ser a “capital” do folclore durante o mês de Agosto. O próximo festival nacional tem lugar nesta vila e conta com mais de uma dezena de ranchos participantes.

> Eduardo Alves

Mais de uma dezena de ranchos folclóricos portugueses vão estar presentes nos festivais que a Junta de Freguesia do Ferro está a promover. Durante vários dias, esta freguesia do concelho da Covilhã promete transformar-se na “capital nacional” do folclore. Para além dos ranchos folclóricos nacionais, destaque para a presença de dois grupos franceses.
No próximo dia 2 de Agosto, o festival arranca com a “Recepção ao Emigrante”. Um dia de actividades que começa às 15 horas na Casa do Povo do Ferro, segue-se uma visita guiada à vila e às 21 horas a actuação do Rancho Folclórico da Associação Cultural e Social Sagrado Coração de Maria do Ferro e do Rancho Folclórico “Le Fer a Cheval de Duppigheim” de França.
Dia 9 de Agosto, é a vez da “Festa de Verão”. O programa tem início às 21 horas com a actuação do Rancho Folclórico “Os Camponeses do Ferro” e do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Santa Cruz, da Madeira. A 11 de Agosto, o ponto alto deste cartaz com a realização do XI Festival Nacional de Folclore e III Festival Internacional. Neste dia, a vila do Ferro recebe, pelas 18 horas, os ranchos convidados e às 21 horas tem lugar um desfile pelas principais artérias da freguesia. Pelas 21.30 horas, dá-se início ao festival com o Rancho Folclórico Associação Cultural e Social Sagrado Coração de Maria do Ferro, Rancho Folclórico do C.S.C.R. de Paredes de Bairro, Rancho Folclórico de S. Cristóvão de Nogueira de Cinfães, Rancho Folclórico de Cabeção de Mora e Rancho Folclórico de La Maison Culturelle et Sociale Portugaise de Troyes de França.
A 18 de Agosto é a vez do 7º Festival Nacional de Folclore do Rancho Folclórico “Os Camponeses do Ferro”, com a chegada dos ranchos e abertura da quermesse previstas para as 17.30 horas e a apresentação e actuação dos ranchos participantes apontada para as 21.30. Neste festival participam o Rancho Folclórico “Os Camponeses do Ferro”, Rancho Folclórico Rosas de S. Miguel de Vilarinho, de Santo Tirso, Rancho Folclórico Rosas de Maio de Febres, de Cantanhede, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Manteigas e a Associação Cultural e Recreativa de Lagares da Beira, de Oliveira do Hospital.


A freguesia do Ferro vai receber diversos festivais de folclore
A freguesia do Ferro vai receber diversos festivais de folclore


Data de publicação: 2007-07-31 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior