Voltar à Página da edicao n. 391 de 2007-07-31
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Actuação do Rancho Infantil dos Três Povos na primeira festa de Verão no Teixoso

Primeira Festa de Verão no Teixoso

Música e muita animação foi o que poderam encontrar todos aqueles que se deslocaram ao Bairro das Nogueiras na tarde de Domingo.

> Ricardo Morais

No domingo, dia 29 de Julho, decorreu, no Bairro das Nogueiras, no Teixoso, a 1ª Festa de Verão. Uma iniciativa local organizada por uma comissão de residentes da Urbanização das Nogueiras.
A festa tinha como objectivo demonstrar que o trabalho em parceria pode gerar novas dinâmicas sócio-recreativas quando as pessoas que se movem por um projecto comum. Desta forma, a partilha e entre-ajuda estiveram sempre presentes. A maior prova desse espirito de boa vontade era a Tia Graça, uma moradora muito acarinhada no bairro, de quem partiu a ideia para organizar a festa. Segundo ela, o objectivo não é ganhar dinheiro, "mas com os luros da festa serão feitos melhoramentos no bairro".
O presidente da Junta de Freguesia, Carlos Mendes, também marcou presença na iniciativa e explicou a importância da festa e do local escolhido para a sua realização."Procuramos que esta festa de verão traduzisse o convívio de todos os teixosenses. O facto de ter sido feita aqui na urbanização das Nogueiras é para nós significativo para podermos aproximar as pessoas da nossa vila. Julgo que aquela ideia da urbanização ser para determinadas camadas sociais, já lá vai o tempo. Procuramos também com este festa reforçar esta unidade entre todos os teixosenses".
Ao apoio da Junta de Freguesia juntaram-se as associações locais. Adeteixo, Jovem Teixo, Grande Roda e Beira Serra contribuiram também de forma activa para a organização da festa.
Como uma boa festa popular de verão, os jogos tradicionais estiveram presentes e começaram por animar a população. Seguiu-se a inauguração de uma exposição de fotografias sobre as iniciativas de intervenção comunitária levadas a cabo na vila. O Grupo de Ginástica Rítmica do Teixoso deu movimento à festa e o Rancho Infantil dos Três Povos mostrou que não há idade para a animação.
Seguiu-se um jantar musical com os tradicionais petiscos: sardinha assada e sobremesas confeccionadas pelos residentes. O Grupo de Cantares Grande Roda e o Rancho Folclórico Rosinhas da Borralheira animaram a noite que encerrou com a actuação do conjunto musical Emigrantes do Samba e um baile popular.


Actuação do Rancho Infantil dos Três Povos na primeira festa de Verão no Teixoso
Actuação do Rancho Infantil dos Três Povos na primeira festa de Verão no Teixoso


Data de publicação: 2007-07-31 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior