Voltar à Página da edicao n. 390 de 2007-07-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Maria da Graça Lopes viu as suas provas de agregação aprovadas

Aplicação dos Geossintéticos

Maria da Graça Lopes escolheu a mecânica dos solos e os Geossintéticos para temas fundamentais das suas provas de agregação que decorreram na UBI.

> Eduardo Alves

O mundo da Engenharia está cada vez mais ligado às novas tecnologias. Desde edifícios amigos do ambiente até construções que há algum tempo se julgava ser impossível de concretizar, tornam-se agora realidade, graças a junção de diversos factores.
Nesta matéria, uma das principais inovações que foi introduzida passa pelos materiais que os engenheiros, arquitectos e construtores têm à sua disposição para executar um projecto. E foi precisamente sobre um tipo de materiais que Maria da Graça Dias Alfaro Lopes falou durante as suas provas de obtenção do título de agregado.
“Geossintéticos: das aplicações às propriedades” foi o título da lição de síntese apresentada por Maria da Graça Lopes.
Esta aula “fala sobre os produtos geossintéticos, a sua utilização, fabrico e propriedades”. Para além disso, a investigadora explicou também “quais as funções que este tipo de produtos desempenham nas múltiplas aplicações”. A docente começa por dizer que “os geossintéticos são materiais poliméricos fabricados e que têm uma variedade enorme, desde totalmente impermeáveis, até serem permeáveis”. Este tipo de materiais, são hoje utilizados na quase totalidade das construções, “como estradas, aterros sanitários e habitações”. “A sua aplicação é enorme”, garante Maria da Graça Lopes. Esta lição contou também com uma passagem sobre “as propriedades necessárias para garantir uma boa aplicação e utilização destes materiais”.
Estes produtos “totalmente transversais, utilizam-se em quase todas as obras. Acho que é muito difícil fazer uma obra sem se recorrer à utilização deste tipo de materiais, com certas características que têm”. Isto porque “se uns são mesmo para impermeabilizar, outros são materiais cuja utilização é completamente distinta, ou seja, utilizam-se para substituir materiais granulados e serem permeáveis”.
Para além disso, este tipo de materiais também são utilizados nos solos, para reforçar as capacidades de aderência, de retenção e outras, eles não só podem substituir muitos materiais naturais, como “conseguem uma boa simbiose com os solos”.
Estas provas contaram ainda com a apreciação do curriculum vitae de Maria da Graça Lopes e com a apreciação do relatório para a disciplina de “Mecânica dos Solos e Geossintéticos”.
O júri destas provas foi composto por António Patrício de Sousa Betâmio de Almeida, professor catedrático do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, Luis Joaquim Leal Lemos, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, António José de Magalhães Silva Cardoso, professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Emanuel José Leandro Maranha das Neves, professor catedrático do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, António Gomes Correia, professor catedrático da Universidade do Minho José Manuel Pereira Vieira, professor catedrático da Universidade do Minho e António Heleno Cardoso, professor catedrático do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa.


Maria da Graça Lopes viu as suas provas de agregação aprovadas
Maria da Graça Lopes viu as suas provas de agregação aprovadas


Data de publicação: 2007-07-24 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior