Voltar à Página da edicao n. 390 de 2007-07-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Uma tese que estuda as leis da Física

O estado da Física

Algumas das leis da Física serviram de base para a tese de mestrado apresentada na UBI por Vítor Pereira. Um docente do Ensino Secundário que falou também sobre o ensino desta disciplina nas escolas portuguesas.

> Eduardo Alves

Uma das ciências com mais peso no nosso quotidiano é também uma das mais “mal-amadas”. Vítor Manuel Figueiredo Pereira, docente numa escola secundária de Seia e autor de uma tese de mestrado apresentada na UBI sente essa realidade todos os dias.
Foi também esse mesmo estado actual da Física que ficou retratado na investigação. Uma tese que dá pelo de “As Leis da Conservação da Física” e onde se pretendem “detectar algumas dificuldades de aprendizagem por parte dos alunos no que respeita a este tema e à própria disciplina de Física”.
Este docente aponta alguns dos aspectos que contribuem para este cenário, “aspectos que passam pelos materiais didácticos que são apresentados e oferecidos aos alunos como bibliografia de apoio e que apresentam lacunas conceptuais de natureza teórica”. Um facto que, na perspectiva de Vítor Pereira, “em vez de potenciarem e facilitarem a aprendizagem dos alunos, muitas vezes, o que fazem é exactamente o contrário. Isto é, proporcionam que os alunos adquiram como método de aprendizagem a mera memorização”.
Este docente de Física do Ensino Secundário sublinha que este e outros pontos menos positivos fazem com que “existam hoje consequências gravosas para a aprendizagem da Física, o que acaba por levar os maus resultados que na realidade constatamos”.
Na apresentação da sua tese, Vítor Pereira não hesita em dizer que “os bons aproveitamentos de Física já lá vão”. Isto porque, para um docente que lida de perto com toda esta realidade “há dificuldades imensas nos actos de aprender e de ensinar, actos que envolvem variáveis muito complexas que não se prendem exclusivamente com o saber em si”. Para este docente da Secundária de Seia, aprender e ensinar resulta de uma fórmula que compreende “factores psicológicos, emocionais, sociais, familiares e outros”. De qualquer forma, o autor desta tese confessa que “compete aos professores proporcionar um melhor ensino dentro do que lhe for possível e arranjar os melhores materiais os mais adequados, no sentido de suprir essas dificuldades para evitar o descalabro que é a evasão total de alunos da Física de 12.º ano”.
O professor lembra também que “no actual sistema, o que se verifica é que os exames de acesso ao Ensino Superior são feitos ao nível do 11.º ano, é evidente que os alunos olhando para as disciplinas que tenham no 12.º ano vão optar por aquelas que lhes dêem mais facilidade em termos da obtenção de uma nota mais elevada, e com menos trabalho”. Neste cenário “é claro que optam por disciplinas como Psicologia e outras, em detrimento da Física e da Química, que são mais trabalhosas”. Vítor Pereira acaba por dizer que “esta escolha é feita de forma errada, porque os alunos quando chegam aos cursos de Engenharia e outros não têm os conhecimentos necessários para se aguentar nessas mesma licenciaturas”.
A tese obteve a aprovação do júri constituído por Francisco Paulo de Sá Campos Gil, professor auxiliar da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Paulo André de Paiva Parada, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior e Manuel Fernando Ferreira da Silva, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior.


Uma tese que estuda as leis da Física
Uma tese que estuda as leis da Física


Data de publicação: 2007-07-24 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior