Voltar à Página da edicao n. 390 de 2007-07-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Passagem pelo recinto da parada da Universidade em direcção ao CREA

Militares vão à Universidade

A Universidade da Beira Interior recebeu uma visita diferente. Um grupo de militares foi conhecer o estabelecimento de ensino.

> Ricardo Morais

Dois oficiais, três professores e vinte alunos passearam pela universidade na passada quarta-feira, dia 18 de Julho. A visita resultou de uma formação de um curso de oficiais do Instituto de estudos superiores militares que é o curso do Estado Maior. Este curso de qualificação prevê no seu planeamento que todos os anos sejam visitadas diversas regiões do país. Este ano Castelo Branco foi o distrito eleito pelo Instituto.
A visita começou em Castelo Branco, com uma passagem pelo governador civil e pela câmara municipal, seguiram-se visitas a alguns centros históricos e antes de terminar a visita novamente na capital de distrito, visitando o tecido empresarial, o grupo passou pela Universidade da Beira Interior. Segundo Dinis da Costa, o general responsável da missão, o objectivo destas visitas "é proporcionar aos alunos uma informação sobre os vários aspectos da vida do distrito, uma visão global do que é o pais real".
O general confessou ainda que" é importante este tipo de contacto com a realidade e com as pessoas que constroem essa realidade. Fica-se satisfeito de viver em Portugal, das realizações que se vão fazendo e isto ajuda-nos a acreditar naquilo que Portugal vai ser, um país desenvolvido e um país de equilíbrios e um país de futuro."
Depois de ter visitado os laboratórios do Departamento de Tecnologias Têxteis, o Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem (CREA) e ainda a Biblioteca, o general Dinis da Costa mostrou-se satisfeito e surpreendido com a dimensão e a qualidade do estabelecimento de ensino, afirmando que "a visita foi muito enriquecedora e que percebemos que a Universidade da Beira Interior vai ter um futuro de sucesso".
Por sua vez, o reitor Manuel Santos Silva salientou que esta visita é apenas mais uma das muitas que a universidade recebe, como resultado das parcerias que tem vindo a estabelecer com as forças militares. "Esta visita à universidade é mais uma visita em que damos a conhecer à instituição militar as capacidades que temos instaladas na universidade para que conhecendo-nos melhor possamos ainda desenvolver mais parcerias". O reitor lembrou assim algumas parcerias que a UBI já estabeleceu com as forças militares, como por exemplo, o departamento de têxtil, que desde sempre teve uma actividade intensa nomeadamente com a força aérea na concepção dos tecidos para fardamento. A visita terminou no bar da biblioteca da universidade onde reitor e general trocaram lembranças.

 

 


Passagem pelo recinto da parada da Universidade em direcção ao CREA
Passagem pelo recinto da parada da Universidade em direcção ao CREA


Data de publicação: 2007-07-24 00:00:02
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior