Voltar à Página da edicao n. 390 de 2007-07-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Tese sobre os recursos energéticos apresentada na UBI

Optimizar os recursos energéticos

No contexto de restruturação do sector eléctrico foi apresentada na Universidade da Beira Interior uma tese sobre a optimização dos recursos energéticos.

> Ricardo Morais

"Novas metodologias de optimização em sistemas de energia hidrotérmicos" é o nome da tese de doutoramento apresentada por João Paulo da Silva Catalão na passada quarta-feira, 18 de Julho, na reitoria da UBI.
Tendo em conta a actual reestruturação do sector eléctrico, o docente do Departamento de Electromecânica, desenvolveu novos métodos com vista à produção de energia eléctrica. A optimização não linear e a optimização multiobjectivo são as propostas inovadoras, respectivamente, para a exploração de recursos hídricos, tendo em consideração o efeito de queda, e para a exploração de recursos térmicos, tendo em consideração a restrição de emissões.
João Catalão salienta que "embora esta tese procure a eficiência de exploração dos recursos energéticos para a produção de energia eléctrica, não deixa se preocupar com o impacto ambiental associado à sua produção, nomeadamente a partir dos combustíveis fosseis, portanto, considera não só a perspectiva económica, mas também a perspectiva ambiental e ainda a competitividade das empresas produtoras".
Neste aspecto e como Portugal ainda não possui um mercado no sector, o docente baseou-se no Mercado Eléctrico Espanhol para o qual fez uma previsão quanto aos preços da energia eléctrica. Segundo João Catalão, "a previsão fiável dos preços da energia eléctrica, com esta nova ferramenta computacional baseada em redes neuronais artificiais, é de crucial importância para as empresas produtoras em ambiente competitivo".
Esta tese reveste especial importância pelo facto de a energia ser um problema muito debatido nos últimos tempos no nosso país, e com o qual Portugal terá de se preocupar no futuro. Relativamente a este aspecto, o docente refere que "apesar de o país estar a apostar fortemente na energia eólica, é também importante incrementar a parte hídrica como complemento".
Esta dissertação e as contribuições originais que dela fazem parte deram origem a cinco artigos publicados em revistas internacionais indexadas no ISI Web of Science. A tese foi aprovada por unanimidade pelo júri composto por Fernando Pires Maciel Barbosa, professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Carlos Manuel Pereira Cabrita, professor catedrático da Universidade da Beira Interior, Luis António Fialho Marcelino Ferreira, professor associado do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, José António Menezes Felipe de Souza, professor associado da Universidade da Beira Interior, Pedro Manuel Santos de Carvalho, professor auxiliar do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, Sílvio José Pinto Simões Mariano, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior e Francisco Miguel Ribeiro Proença Brojo professor auxiliar da Universidade da Beira Interior.


Tese sobre os recursos energéticos apresentada na UBI
Tese sobre os recursos energéticos apresentada na UBI


Data de publicação: 2007-07-24 00:00:04
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior