Voltar à Página da edicao n. 390 de 2007-07-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Esta nova estrutura vai produzir Bioetanol a partir da cana do açúcar

Fábrica pioneira na Europa produz bioetanol

É um projecto único na Europa o que vai surgir em Idanha-a-Nova. Ali será construída uma fábrica que produzirá bioetanol a partir da cana do açúcar. Um investimento de 140 milhões de euros que trará 70 postos de trabalho especializados e mais alguns indirectos.

> Notícias da Covilhã

A Global Green, sociedade anónima sedeada em Idanha-a-Nova, vai apresentar à Agência Portuguesa para o Investimento (API) um projecto para "a primeira fábrica europeia de bioetanol a partir de cana do açúcar. Segundo Luís Manso, técnico da Global Green, em declarações à Lusa, "o investimento está orçado em 140 milhões de euros e vai ser candidatado ao Sistema de Reconhecimento e Acompanhamento dos Projectos de Potencial Interesse Nacional (PIN)".
O projecto aponta para o uso da cana do açúcar, milho e sorgo sacarino como matérias-primas em vez de cereais (como o milho), aproveitando o facto das experiências com plantações terem sucesso na região. "Trata-se de investigação com potencial para podermos replicar noutros ponto da Europa", afirma aquele responsável.
O investimento contempla ainda a construção de uma central de biomassa para produção de energia com os resíduos da fábrica de bioetanol e a criação de um centro de investigação para aplicações daquele combustível alternativo.
Segundo Luís Manso, prevê-se que o projecto crie 70 postos de trabalho especializados e muitos mais indirectos, nomeadamente através da dinamização de culturas de cana do açúcar e sogro.
Espera-se ainda que as matérias-primas possam revitalizar o sector agrícola e servir de alternativa à produção de tabaco, cujas ajudas directas à produção cessam em 2009, sendo o montante canalizado, a partir de 2010 e até 2013, para a reconversão da cultura. Para além da vertente agrícola, "o projecto tem uma forte componente tecnológica", sublinha Luís Manso.
"O centro de investigação tem como objectivo estudar novas aplicações do bioetanol, para além da utilização como biocombustível", disse, dando como exemplo a produção de plásticos 100 por cento recicláveis. "Pretendemos trabalhar em estreita colaboração com as instituições de ensino superior", tal como já acontece com a Escola Superior Agrária (ESA) de Castelo Branco, onde foram feitos os primeiros testes de produção de bioetanol a partir de cana do açúcar plantada na região.


Esta nova estrutura vai produzir Bioetanol a partir da cana do açúcar
Esta nova estrutura vai produzir Bioetanol a partir da cana do açúcar


Data de publicação: 2007-07-24 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior