Voltar à Página da edicao n. 389 de 2007-07-17
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O IPG volta a ser dirigido por Jorge Mendes

Jorge Mendes vence eleições no IPG

Depois de um rocambolesco processo eleitoral, que durou três anos, o presidente do IPG, Jorge Mendes, foi reconduzido no cargo na passada semana. Uma vitória “clara” e que, Mendes, diz que deve ser respeitada.

> Notícias da Covilhã

Jorge Mendes foi reconduzido na passada semana, no cargo de presidente do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), tendo obtido mais 13 votos que o outro candidato, Joaquim Brigas, director da Escola Superior de Educação.
O colégio eleitoral, constituído por professores, alunos, funcionários e representantes da comunidade, deu a vitória a Jorge Mendes, que arrecadou 63 votos, enquanto que Joaquim Brigas obteve 50.
As eleições foram realizadas após um litígio travado em tribunal que anulou o acto eleitoral anterior, realizado em Março de 2004, que também deu a vitória a Jorge Mendes, por uma margem de três votos. Joaquim Brigas impugnou contenciosamente o acto eleitoral e em Abril deste ano, o Tribunal Central Administrativo do Sul confirmou uma anterior decisão judicial de "anulação da eleição" para aquele cargo "e sua subsequente homologação ministerial", dando assim origem à realização de novas eleições.
Após a divulgação dos resultados do acto eleitoral agora realizado, o presidente reeleito, Jorge Mendes, disse que a sua vitória por 13 votos de diferença "é uma decisão clara e deve ser respeitada". E referiu que o seu mandato terá "um ano ou ano e meio", que será o tempo de proceder à revisão estatutária e de agendar novas eleições para a presidência do IPG, com base no novo regime jurídico das instituições de Ensino Superior, que deverá ser aprovado pela Assembleia da República até ao final deste mês."Organizar a casa do ponto de vista dos estatutos para ser eleito o novo presidente por quatro anos", é uma das intenções de Jorge Mendes.
Outra das apostas do presidente reeleito passa por melhorar a imagem da instituição que nos últimos três anos ficou "manchada" pela disputa travada nos tribunais entre os dois candidatos ao cargo de presidente. Jorge Mendes acrescenta que a sua recondução no cargo, irá permitir "que o IPG tenha alguma paz, alguma tranquilidade, para se poder fazer o trabalho essencial da instituição, porque de outra forma é extremamente difícil".
Em relação ao candidato derrotado, que é director da Escola Superior de Educação, Jorge Mendes, diz esperar que Joaquim Brigas aceite o resultado e coopere com o presidente do IPG. "Se não o aceita, só teria uma alternativa, que seria demitir-se, porque não tem condições para continuar a fazer guerrilha no Instituo", diz o presidente do IPG.
A Agência Lusa procurou registar também a reacção de Joaquim Brigas ao resultado do acto eleitoral, mas este recusou prestar qualquer declaração sobre o assunto.
O IPG tem quatro escolas superiores - de Educação, Tecnologia e Gestão, Saúde e Turismo e Telecomunicações -, frequentadas por cerca de três mil e 500 alunos.


O IPG volta a ser dirigido por Jorge Mendes
O IPG volta a ser dirigido por Jorge Mendes


Data de publicação: 2007-07-17 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior