Voltar à Página da edicao n. 389 de 2007-07-17
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O GAAPI faz a ligação entre a UBI e o tecido empresarial da região

Histórico do GAAPI

As novas parcerias e ligações estão agora a começar a dar frutos e o trabalho do GAAPI começa a tornar-se mais visível.

> Eduardo Alves

Com a formação de recursos humanos e uma mais intensa aposta na ligação à indústria, o trabalho do GAAPI está agora a ganhar outra notoriedade. Este projecto que abraça as linhas mestras de uma Oficina de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (OTIC) celebrou já vários protocolos de colaboração com associações empresariais e comerciais da região. Um primeiro passo “para visitas a empresas e entidades da área”, explicam os profissionais que compõem a equipa desta estrutura coordenada por Mário Raposo, vice-reitor da UBI.
Segundo Dina Pereira “este tipo de parcerias constitui sempre uma mais-valia, não só para dar uma nova vida aos nossos Departamentos como também para passar uma boa imagem das capacidades dos nossos cursos, sobretudo de Engenharia, que, em certa medida, estão um pouco prejudicados com o decréscimo de alunos e dar uma viabilidade de emprego de futuro aos nossos recém-licenciados com este tipo de empresas”.
O Gabinete de Apoio a Projectos de Investigação fazia, inicialmente, apenas projectos. Isto porque “não tínhamos recursos humanos suficientes. Quando nos candidatámos à OTIC e ao Gabinete de Apoio à Propriedade Industrial, conseguimos ter um interface muito maior, uma transferência de tecnologia, que é a nossa missão, muito mais eficaz, porque temos mais recursos”.
De entre o vasto conjunto de empresas já visitadas, os técnicos desta estrutura garantem que “todas as entidades têm recebido a universidade de braços abertos e estão desejosos de mais visitas”. Segundo Dina Pereira “passa-se uma situação interessante que é a palavra do boca-a-boca e que faz uma publicidade muito interessante da nossa universidade”. Numa das últimas visitas realizadas a uma empresa da Guarda “o proprietário informou-nos logo que tinha dado conhecimento do nosso trabalho a outros empresários que também mostraram logo bastante interesse em ter-nos lá”.
O trabalho deste tipo de estruturas está baseado em ferramentas que assentam na componente da inovação em tecnologias geradas na UBI e viradas para as necessidades das empresas. Para além disso esta OTIC tem estreita ligação entre elementos com competências ao nível dos processos de transferência de tecnologia, propriedade industrial, redacção e pesquisa de patentes, análise e registo de marcas, avaliação técnico-económica de tecnologias, marketing tecnológico, vigilância tecnológica e inteligência económica.

[Voltar]


O GAAPI faz a ligação entre a UBI e o tecido empresarial da região
O GAAPI faz a ligação entre a UBI e o tecido empresarial da região


Data de publicação: 2007-07-17 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior