Voltar à Página da edicao n. 389 de 2007-07-17
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Uma tese de doutoramento sobre ácidos carboxílicos foi apresentada na UBI

Estudo dos ácidos carboxílicos

Uma tese de doutoramento desenvolvida na UBI pretende analisar as constantes de ionização de ácidos carboxílicos em soluções de potássio.

> Ricardo Morais

Joaquim Rosa da Graça estudou a estabilidade de alguns ácidos carboxílicos em soluções aquosas de cloreto de potássio. Desse trabalho de investigação resultou a sua tese de doutoramento em Química, que foi apresentada, quinta-feira, 12 de Julho na Reitoria da UBI.
O docente do Departamento de Química explica que este estudo "contribui com uma série de documentação nova na área, especialmente no que diz respeito aos ácidos carboxílicos, que intervêm em muitos materiais orgânicos, sistemas orgânicos naturais e bioquímicos". De acordo com o docente, estes ácidos em conjunto com os aminoácidos permitem compreender melhor por exemplo, em que contexto se dá a contaminação e a poluição de sistemas sensíveis e orgânicos.
Na base do estudo estiveram ácidos que fazem parte do nosso dia-a-dia como o ácido acético que encontramos no vinagre, o ácido ftálico que muitos brinquedos de crianças contêm e ainda o ácido cítrico.
Para o estudo do três ácidos o docente utilizou um método com base na potenciometria e volumetria directa, através de constantes de estabilidade estequimoétricas, constantes de ionização e dos coeficientes de interacção Pitzer.
Este autor que de acordo com Joaquim Graça foi a principal fonte consultada, uma vez que "foi ele quem contribuiu com um modelo que permite em partes fundamentais, parâmetros de interacção para compreender melhor como é que essas substâncias actuam".
No final e para lá de todos os resultados mais técnicos que o estudo permitiu conhecer, o docente destacou "que nos dias que correm existem um conjunto de substâncias como por exemplo as citrodexinas, moléculas que conseguem aprisionar outras mais pequenas que têm aplicações muito vastas, como por exemplo no vestuário, fazendo com que uma camisola aprisionasse um perfume e o libertasse naturalmente". Esta seria uma das aplicações práticas resultante da investigação que serviu de tese de doutoramento.
O júri que aprovou este doutoramento foi constituído por Maria Isabel de Almeida Ferra, professora catedrática da Universidade da Beira Interior, Maria Filomena Gomes Ferreira Crujo Camões, professora associada da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Maria de Fátima Machado da Costa Farelo, professora associada do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, Paulo Jorge da Silva Almeida, professor associado da Universidade da Beira Interior, Ana Maria Carreira Lopes, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior, António José Geraldes de Mendonça, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior, Albertina Maria Mendes Marques Bento Amaro, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior e Maria Helena dos Santos Bandeira Nunes professora auxiliar da Universidade da Beira Interior.


Uma tese de doutoramento sobre ácidos carboxílicos foi apresentada na UBI
Uma tese de doutoramento sobre ácidos carboxílicos foi apresentada na UBI


Data de publicação: 2007-07-17 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior