Voltar à Página da edicao n. 388 de 2007-07-10
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Durante toda a semana, as Engenharias da UBI vão estar de portas abertas

Engenharias da UBI entram no Verão

Mais uma vez a Unidade Científico-Pedagógica (UCP) de Ciências de Engenharia da UBI abre as suas portas para receber os alunos do 7º ao 12º ano durante uma semana.

> Eduardo Alves

Está lançada a segunda edição de Férias de Verão nas Engenharias. Depois do sucesso do ano passado, em que várias dezenas de jovens estiveram na UBI durante uma semana, a UCP de Ciências de Engenharia decidiu continuar com o evento.
Desde ontem, 9 de Julho e até à próxima sexta-feira, 13, os vários Departamentos de Engenharia da UBI estão a receber os alunos que frequentem entre o 7º e o 12º ano de escolaridade.
Entre um vasto programa de actividades, a iniciativa tem como principal objectivo, “dar a conhecer a UBI e as Engenharias”, explica Vítor Cavaleiro, presidente da UCP. Os alunos que estão a participar nesta iniciativa vão assim ocupar os tempos livres no meio de projectos e experiências científicas e tecnológicas que decorrem na instituição.
O programa do evento arrancou ontem, 9 de Julho, dia dedicado à Engenharia Electromecânica e ao Design Industrial. Os participantes conduziram um protótipo automóvel de baixo consumo, desenvolvido e fabricado na UBI, o qual já participou na prova Ecomarathon, organizada pela petrolífera Shell. Assistiram também a um ensaio de motores de automóvel e aprenderam como se movimentam as locomotivas e as automotoras eléctricas. Estes alunos tiveram também a oportunidade de ficar a conhecer a estética e a funcionalidade através do Design Industrial ao serviço da concepção.
Hoje, terça-feira, 10 de Julho, a Engenharia Aeronáutica e a Engenharia Informática vão estar em destaque. Durante a manhã, os participantes vão aprender a aerodinâmica e a propulsão, as estruturas e sistemas de aeronaves, a estabilização de satélites e a segurança de voo. Durante a tarde decorre uma visita aos laboratórios didácticos do Departamento de Informática, há também uma palestra de apresentação dos cursos de informática adequados no âmbito do Processo de Bolonha e o dia termina com uma visita aos laboratórios de investigação do departamento.
Amanhã, 11 de Junho, a Engenharia do Papel ganha destaque. Durante todo o dia vai decorrer uma visita à máquina de papel piloto no Centro Tecnológico do Papel, há também uma visita aos laboratórios e observação de trabalhos experimentais nos laboratórios de matérias-primas, observação microscópica de cortes de madeiras e de fibras utilizadas na fabricação de papel e cartão e também uma passagem pelo laboratório de tecnologia de pastas e de papel. Neste dia destaque ainda para a reciclagem de papéis velhos, demonstração do processo de transformação de madeira em papel, laboratório de ensaios físicos, realização de ensaios para avaliar a qualidade do papel e do cartão e demonstração de ensaios de impressão.
No dia 12 de Julho, a Engenharia Têxtil e o Design de Moda conduzem as actividades. Neste Departamento, os participantes podem ficar a conhecer como se trabalham os desenhos assistidos por computadores, com programas específicos para tecidos, malhas e vestuário, podem ver a produção de fios, tecidos, malhas e vestuário e aplicação de cor e acabamentos especiais em artigos têxteis.
O último dia de actividades, 13 de Julho é dedicado à Engenharia Civil e Arquitectura. Aqui os alunos que participarem nas Férias de Verão nas Engenharias podem ver mapas e plantas através do Sistema de Informação geográfica, podem aprender os processos de fabricação do cimento ao betão armado e podem ainda aprender a fazer modelos e maquetas.
Todas as actividades decorrem diariamente entre as 9.30 e as 12 horas e as 14.30 e as 17 horas nos vários Departamentos da UCP de Ciências de Engenharia.


Durante toda a semana, as Engenharias da UBI vão estar de portas abertas
Durante toda a semana, as Engenharias da UBI vão estar de portas abertas


Data de publicação: 2007-07-10 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior