Voltar à Página da edicao n. 388 de 2007-07-10
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O evento vai agora ganhar um carácter mais internacional

Novos desafios da Informática debatidos na UBI

Várias dezenas de informáticos estiveram reunidos na passada sexta-feira, 6 de Julho, na UBI para mais uma edição do “Corta”. Deste fórum, onde foram trocadas ideias sobre as mais diversas ferramentas informáticas, saiu também a certeza de que o “Corta” vai agora estender-se às restantes universidades portuguesas.

> Eduardo Alves

Simão Sousa, docente do Departamento de Informática da UBI e um dos principais organizadores do “Corta” mostrava-se bastante positivo com a realização desta terceira edição do evento. Uma iniciativa que “tem um carácter de fórum, aberto a investigadores, colaboradores e estudantes que pesquisam e trocam ideias sobre as suas investigações que têm em curso”, explica o docente.
Esta edição fica marcada por diversos pontos positivos que sublinham ainda mais o carácter inovador do evento. Um deles “foi o número bastante significativo de submissões de artigos, que este ano decorreu pela primeira vez”. A proposta de investigadores e profissionais ligados à área da Informática “veio de todo o lado”, daí o carácter internacional que este evento toma a partir deste ano. Um outro ponto a jogar a fazer do “Corta” foi a presença de uma dos principais informáticos, “a nível mundial, que veio falar sobre computação”, adiantou Simão Sousa.
O “Corta 2007”, nasceu de um projecto do Departamento de Informática da UBI que pretende enfatizar o trabalho teórico, prático e experimental “das diversas ferramentas informáticas”. Nesta terceira edição, os trabalhos passaram pelas técnicas da compilação e de interpretação de linguagem informática, incluindo a representação e a análise de programas, a criação de códigos e a optimização dos mesmos para diversos softwares, técnicas run-time, incluindo a gerência da memória e a compilação dinâmica e just-in-time, para além da apresentação de ferramentas de programação que vão dos editores aos verificadores, passando pelos compiladores e pelas máquinas virtuais. Para além disso falou-se também de técnicas para domínios específicos, tais como ambientes seguros, distribuídos ou móveis e técnicas formais e ferramentas, incluindo a análise e o raciocínio formais do compilador, as línguas de programação e as plataformas da execução.
Os organizadores do evento, que contou com a presença de mais de 80 pessoas, não deixam de referir que este é já “internacional”. E por isso mesmo, nos próximos anos vai decorrer “um pouco por todo o País”. O “Corta” continua agora em universidades portuguesas.


O evento vai agora ganhar um carácter mais internacional
O evento vai agora ganhar um carácter mais internacional


Data de publicação: 2007-07-10 00:04:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior