Voltar à Página da edicao n. 388 de 2007-07-10
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Sílvia Tomé falou sobre as PME's da Beira Interior

As PME’s da Beira Interior

A função empresarial e os vários níveis de estudo deste conceito estiveram na base de uma tese de mestrado apresentada na UBI na passada semana. A compreensão deste tipo de factor permite aos empresários a obtenção de vantagens competitivas.

> Eduardo Alves

Sílvia Maria da Silva Tomé é a autora de uma tese de mestrado que estudou diversas empresas da Beira Interior. Um estudo que começou com um inquérito dirigido a 300 entidades sedeadas na Beira Interior, do qual 80 respostas foram consideradas.
A autora da tese intitulada “Níveis de Aprendizagem Organizacional e a sua Relação com a Função Empresarial: um estudo sobre as PME da Região da Beira Interior”, explica que este trabalho “pretende contribuir para um melhor entendimento da aprendizagem organizacional na função empresarial, e também mostrar como a função empresarial pode ser estudada e perspectivada a partir de três níveis de aprendizagem organizacional: individual, de grupo e organizacional”.
Segundo Sílvia Tomé, “para enfrentar estes novos desafios, as empresas têm de ser empreendedoras e estabelecer processos de aprendizagem eficazes para conseguir ultrapassar os obstáculos do dia a dia, onde a aprendizagem tem tido um papel muito importante na “função empresarial”, sendo importante para os empresários compreenderem que a aprendizagem organizacional favorece as suas empresas e permite-lhes obter vantagens competitivas”.
Para alcançar este objectivo, foi proposto um modelo de referência que visa compreender as características do processo de aprendizagem organizacional, incluindo as principais actividades que integram um processo de aprendizagem, os factores que o afectam e/ou facilitam, bem como os seus principais resultados ao nível do desempenho das empresas. “Este modelo contemplou ainda a necessidade de transcender do nível individual ao nível organizacional, tendo em conta a necessidade de ampliar o contexto de aplicação da função empresarial, sabendo que a aprendizagem é um processo característico, tanto dos sistemas sociais como das pessoas. A aprendizagem envolve toda a empresa e não só o empresário e/ou equipas (grupos), sendo uma das suas responsabilidades implicar toda a organização num processo de aprendizagem dirigido para a procura de novas oportunidades de negócio”, explica a autora do estudo.
As conclusões retiradas deste trabalho não foram só importantes do ponto de vista teórico, como também para todos aqueles que têm a responsabilidade da gestão de empresas. De facto, com este estudo “foi possível identificar implicações de interesse, quer para aqueles que têm a seu cargo a responsabilidade de desenvolver estratégias empresariais, quer para as pessoas que se encontram encarregues de desenvolver práticas de gestão empresarial. Mais precisamente, os resultados obtidos sugerem uma série de reflexões que a direcção de uma empresa deve ter aquando de iniciativas encaminhadas para gerir o conhecimento e, no desenvolvimento de capacidades de aprendizagem da sua empresa”.
No seguimento desta investigação, “sugere-se aos empresários que, para avaliar o desempenho das suas empresas, não recorram somente a medidas de carácter económico-financeiro (lucro, volume de vendas, nível de crescimento, produtividade), mas sim à combinação de indicadores objectivos com outros de âmbito subjectivo, tais como a satisfação do cliente, nível de qualidade, entre outros”.
O júri destas provas foi composto por Mário José Batista Franco, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior, Anabela do Rosário Leitão Diniz professora auxiliar da Universidade da Beira Interior e Paulo Fernando Lopes Resende da Silva, professor auxiliar da Universidade de Évora, tendo este atribuído o resultado final de aprovado com a classificação de Bom com Distinção.


Sílvia Tomé falou sobre as PME's da Beira Interior
Sílvia Tomé falou sobre as PME's da Beira Interior


Data de publicação: 2007-07-10 00:03:00
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