Voltar à Página da edicao n. 387 de 2007-07-03
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O desfile decorre no Museu de Lanifícios da UBI

UBI e Região de Turismo debatem têxteis

Os lanifícios, os novos desafios do mundo dos têxteis e as tendências da moda são alguns dos pontos que vão ser falados num conjunto de eventos organizado pelo Departamento de Ciências e Tecnologias Têxteis da UBI e pela Região de Turismo da Serra da Estrela.

> Eduardo Alves

O Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da Universidade da Beira Interior em parceria com a Região de Turismo da Serra da Estrela vão promover diversas iniciativas no sentido de estimular o debate em torno dos lanifícios, da moda e da inovação têxtil.
Estas actividades vão desenrolar-se em dois eixos essenciais que passam pela Rota da Lã onde será feito um percurso para recriar a história dos lanifícios na região, desde a aldeia de Fernão Joanes, passando por Trinta, Meios, Manteigas e Covilhã.
E também através do evento de final de ano dos curso de Design e Moda, o “Move”. Este evento vai decorrer no Museu de Lanifícios (Núcleo Real Fábrica Veiga, com início marcado para dia 14 de Julho, onde arranca uma exposição de trabalhos de alunos de todos os anos dos cursos de Design e Moda, com a participação confirmada das empresas, “A Penteadora, S.A.”, “Beiralã – Lanifícios, S.A.”, “Dielmar”, “Fitecom Com. Ind. Têxtil, S.A.”, “Hermar”, “Paulo de Oliveira, S.A.” e “Tessimax – Lanifícios, S.A.”. Esta mostra vai estar patente até 20 de Julho.
Também a 14 de Julho decorre a apresentação de tendências pelos finalistas da licenciatura em Design Têxtil e Vestuário/ Ramo Têxtil; Edna Pina, Hugo Pedro, Joana Pereira, Rui Lopes e Sérgio Rodrigues. Para além desta mostra, lugar ainda para as colecções dos finalistas da licenciatura em Design Têxtil e Vestuário/ Ramo Vestuário: Ângela Pereira, Ângela Pires, Inês Sousa, Liliana Ribeiro, Teresa Parracho, Vera Santos e Vilma Pedroso. E para as colecções de designers colaboradores e docentes da UBI: Elsa Lima (com a colecção do projecto INPROLAN, onde foram parceiros a ANIL, a ANIVEC/APIV e a UBI), Júlio Torcato e Sara Lamúrias (a-forest design). A noite de 14 de Julho encerra com as colecções dos jovens designers antigos alunos da UBI, Isabel Fernandes e Mariana Magalhães.


O desfile decorre no Museu de Lanifícios da UBI
O desfile decorre no Museu de Lanifícios da UBI


Data de publicação: 2007-07-03 00:10:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior