Voltar à Página da edicao n. 387 de 2007-07-03
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
As obras do Regadio da Cova da Beira devem terminar em 2010

O fim do regadio

Uma obra com mais meio século chega à fase final de construção. O Regadio da Cova da Beira vai estar acabado até 2010. A promessa é feita pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Rural.

> Eduardo Alves

Foi na freguesia de Peraboa que Rui Nobre Gonçalves, secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, visitou um dos últimos canais adutores que fazem parte da “espinha dorsal” do Regadio da cova da Beira.
Uma obra que tem o seu início no longínquo ano de 1957, data em que a Câmara Municipal da Covilhã faz chegar uma petição ao Ministério das Obras Públicas daquela época, solicitando a possibilidade de estudo para a construção de um regadio na Cova da Beira.
Passado todos estes anos, aquela que foi considerada uma das infra-estruturas fundamentais para o desenvolvimento do sector agrícola da região começa a chegar ao fim. A fase de conclusão deste canal vai permitir a rega de cerca de 14 mil hectares de terreno agrícola útil. As intervenções que estão a ser feitas pelo Estado dizem respeito à rega, drenagem, caminhos agrícolas e emparcelamento. Este troço do regadio vai abastecer os blocos de rega das terras baixas e de meia encosta dos vales das ribeiras da Meimoa, Caria e Enguias, na margem esquerda do rio Zêzere.
O responsável governamental adiantou ainda que a promessa feita por José Sócrates, de que o regadio estaria concluído e totalmente operacional em 2010 “é para cumprir”.
Quem não parece tão optimista por ver a água chegar passados tantos anos parecem ser os agricultores e autarcas locais. José Curto Costa, presidente da Junta de Freguesia de Peraboa, foi esperar o secretário de Estado no meio do regadio, onde uma máquina desenvolvida para este tipo de obra espalha o betão pelo canal. O presidente de junta ainda desculpa a falta de um convite formal, de uma informação oficial, sobre a presença deste elemento do governo na sua freguesia. Aquilo que parece não ter justificação “é a forma como esta obra está a ser conduzida”. Segundo o presidente de Peraboa, “são vários os pontões e estruturas que servem para que os proprietários de terrenos agrícolas atravessem o canal, que estão a ser mal construídos ou colocados em locais inacessíveis”. O secretário de Estado lá mete a carta entregue por José Curto no bolso e promete que “tudo vai ser resolvido”.
A visita prossegue, mas quem conhece os terrenos da Cova da Beira, como o presidente da Associação de Regantes, já pouco ou nada acredita nas promessas políticas. Que o regadio fique pronto até 2010 ainda vá, “até é bem possível, se as obras continuarem a este ritmo”, mas que o regadio tenha o impacto que poderia ter tido há 20 anos atrás “isso já não há possibilidade”.


As obras do Regadio da Cova da Beira devem terminar em 2010
As obras do Regadio da Cova da Beira devem terminar em 2010


Data de publicação: 2007-07-03 00:10:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior