Voltar à Página da edicao n. 387 de 2007-07-03
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A autora analisou a satisfação profissional dos enfermeiros

A satisfação dos enfermeiros

Uma tese de mestrado na área da Gestão de Unidades de Saúde apresentada na UBI vem trazer algumas pistas sobre a mudança de comportamentos nas unidades hospitalares depois destas adoptarem modelos de gestão semelhantes a empresas.

> Eduardo Alves

Vera Lúcia Dias Batista é a autora da tese de mestrado intitulada “Satisfação Profissional dos Enfermeiros em dois modelos de Gestão Hospitalar”, apresentada na passada semana na UBI. Um estudo na área da Gestão Hospitalar que “nasceu da necessidade de avaliar a satisfação profissional dos enfermeiros a exercer funções em meio hospitalar”. Nesse sentido, explica a autora, “foi utilizado o instrumento de avaliação da satisfação profissional (IASP), do Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra onde se analisaram também os ‘sentimentos em relação ao trabalho e ao emprego’, através da escala “Maslach Burnout Investory” (MBI) de Maslach & Jackson (1981), traduzido nas dimensões “exaustão emocional, despersonalização, e realização pessoal”.
Segundo a autora da tese agora apresentada “a empresarialização dos hospitais, ao nível da gestão dos recursos humanos, instituiu alterações sob o ponto de vista dos profissionais de saúde, sob o ponto de vista funcional, económico e de recursos humanos”. Mudanças que se verificaram também ao nível dos serviços de saúde prestados à população. Vera Batista adianta que “a eficiência dos serviços de saúde depende largamente da qualidade da sua estrutura organizativa. Porém esta está à mercê dos seus agentes. São estes que a potenciam, a redefinem, a reajustam às necessidades internas e externas. Os recursos humanos são porventura o capital, cuja, boa gestão mais benefício trará às organizações daí a importância de avaliar o seu grau de satisfação”.
Este estudo foi aplicado a enfermeiros de dois hospitais com realidades de gestão diferentes: o Centro Hospitalar Cova da Beira (EPE) designado de Entidade Pública Empresarial e no Hospital Sousa Martins (HSM) com modelo de gestão enquadrado na Função Pública. O estudo “incidiu sobre uma amostra não probabilística intencional, com representação de todos os enfermeiros dos dois hospitais, constituída no final por 218 enfermeiros”.
Da avaliação feita, a autora do estudo verifica que “os enfermeiros de ambos os hospitais estão satisfeitos com o superior hierárquico e pouco satisfeitos em relação ao vencimento. Verifica-se também, que estes não se identificam com as políticas de gestão levadas a cabo pelos órgãos de gestão em ambos os hospitais, apresentando-se mesmo assim os enfermeiros do HSM mais insatisfeitos”.
Quando comparados os resultados das duas unidades hospitalares, “verifica-se que de uma maneira geral os enfermeiros do Centro Hospitalar Cova da Beira, EPE apresentam-se mais satisfeitos profissionalmente que os enfermeiros do Hospital Sousa Martins”.
Vera Batista adianta que “um dos caminhos para melhorar a prestação dos cuidados é o da permanente avaliação não só dos resultados mas também do processo. A avaliação da satisfação profissional deve ser feita regularmente, essa avaliação poderá ter um impacto negativo, se não houver o cuidado de proceder a eventuais mudanças, que vão de encontro às pretensões dos profissionais”.
A tese apresentada na UBI teve a aprovação de um júri constituído por Maria Madalena Jesus Cunha Nunes, professora adjunta do Instituto Politécnico de Viseu, Helena Maria Batista Alves, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior e João José de Matos Ferreira, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior.


A autora analisou a satisfação profissional dos enfermeiros
A autora analisou a satisfação profissional dos enfermeiros


Data de publicação: 2007-07-03 00:05:00
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