Voltar à Página da edicao n. 387 de 2007-07-03
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Penamacor vai receber mais uma edição da FACEP

Feira de Actividades Económicas de 13 a 15 de Julho

Mostrar o melhor que Penamacor tem em termos artesanais, comércio, agricultura e cultura. É este o objectivo da Feira de Actividades Económicas (FACEP), que decorre naquela vila raiana entre 13 e 15 de Julho.

> Notícias da Covilhã

No local habitual, no centro da Vila, entre o Jardim e o terreiro de Santo António. É aí que decorre, entre 13 e 15 de Julho, a quinta edição da Feira de Actividades Económicas de Penamacor (FACEP), que contará, segundo o presidente da autarquia local, Domingos Torrão, com 120 expositores, 85 deles do concelho e os restantes 25 de fora dele. Isto, porque “não há espaço para mais”, pelo que, possivelmente, as futuras edições do certame já não se realizarão no mesmo local.
A FACEP inicia-se na sexta-feira, 13, pelas 17 horas e 30, com a inauguração da feira na qual deverá estar presente um elemento do Governo, embora a autarquia não confirmasse ainda de quem se trata. Haverá animação de rua, antes, com uma arruada pela Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires, seguida, à noite, pelas 22 horas, com a actuação de Roberto Leal. O encerramento, neste primeiro dia, tal como nos restantes, está marcado para a meia-noite.
No sábado, 14, haverá um colóquio no Salão Nobre da autarquia, dedicado ao associativismo e desenvolvimento rural, pelas 10 horas, e à tarde, uma demonstração de cães de guia de rebanhos, no campo junto às bombas de gasolina. À noite, pelas 22 horas, actua José Cid e haverá pelos stands e restaurantes da vila uma promoção gastronómica do borrego churro.
No domingo, 15, às 17 horas sobe ao palco o Grupo de Cantares de Carrazeda de Anciães e às 18 horas, haverá um festival de etnografia e folclore que envolve as 10 freguesias que fazem parte do concelho, para além de prosseguir, à noite, a mostra gastronómica.
Segundo Domingos Torrão, para a realização da feira foi fundamental a ajuda dada pelas freguesias. O certame está orçado em 100 mil euros, tendo em conta “o aperto a que as autarquias têm estado sujeitas”.
Segundo a vereadora com o pelouro da cultura na autarquia penamacorense, Ilídia Cruchinho, os produtos locais, o artesanato e a agricultura estarão em grande destaque no certame, mas também o folclore, em especial com o espectáculo de encerramento do evento em que todos os grupos do concelho serão chamados a participar. “Deverão estar em palco mais de 300 pessoas” adianta a autarca, que põe também ênfase no festival gastronómico. “Com isto pretende-se revitalizar a cultura gastronómica associada à raça autóctone que é a churra do campo” afirma. Mas também a cultura terá uma palavra na FACEP, pois a escritora e actriz Ana Zanatti também marcará presença no stand da Biblioteca Municipal, no dia 14, de modo a cativar os jovens para a leitura e escrita. Este é, segundo a vereadora, um evento que atrai muita gente e por isso espera-se “manter ou superar o número de visitantes”, até porque esta é “uma das melhores feiras de região”.


Penamacor vai receber mais uma edição da FACEP
Penamacor vai receber mais uma edição da FACEP


Data de publicação: 2007-07-03 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior