Voltar à Página da edicao n. 386 de 2007-06-26
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O Sporting de Portugal venceu na Covilhã

“Leões” lisboetas vencem torneio do “Leão da Serra”

Mais importante que qualquer vitória é contribuir para a formação dos jovens atletas e proporcionar-lhes um convívio salutar. Foi esta a opinião de técnicos das equipas que participaram no Covilhã Cup 2007, organizado pelo Sporting da Covilhã. Uma festa bonita, para escolinhas, em que o Sporting Clube de Portugal saiu vencedor.

> Notícias da Covilhã

“Eu jogo do lado esquerdo. Tu jogas do lado direito”. É assim que um pequenote, da equipa de escolas de pré-competição do Sporting da Covilhã, se dirige a um colega de equipa quando esta entra em campo para um jogo grande. O Covilhã vai jogar contra o Futebol Clube do Porto e o Renato está mais motivado que nunca. Acaba de entrar em campo, já sabe perfeitamente a posição que vai ocupar dentro de campo. E incentiva os seus colegas a darem tudo por tudo neste jogo. Afinal, é um encontro entre leões e dragões. E não é que, logo no primeiro minuto, o também pequenino Guilherme, após excelente triangulação do ataque serrano, faz o 1-0 para o Sporting da Covilhã. A festa é imensa. Os abraços mais que muitos. Mas duram pouco. O Porto puxa dos galões e empata logo no minuto seguinte. Passados dez minutos, no banco de suplentes do Porto, um miúdo mais distraído pergunta: “O professor, quanto é que está?”Sinal evidente que, mais importante que ganhar, quando se tem menos de oito anos, é brincar com os colegas. Este menino, enquanto os colegas jogavam, ia dando umas cambalhotas na relva e não prestava muita atenção ao encontro. Tal como outros amigos que envergavam a camisola azul e branca. Por exemplo, o pequeno Filipe, que nem precisava de meias no equipamento, pois os calções chegavam-lhe aos pés. O Porto ganhou por 3-1 no final. Mas festa, todos fizeram. Afinal, estavam presentes numa festa do futebol infantil, o Covilhã Cup 2007, organizado pelo Sporting da Covilhã, que decorreu no passado fim-de-semana no Complexo Desportivo, de modo a finalizar as comemorações do 84 aniversário do emblema serrano.
A competição, destinada a miúdos de pré-competição (ou seja, abaixo dos oito anos) e a escolas de competição (entre os 8 e 10 anos), na vertente de futebol de sete, foi um hino ao futebol jovem, mas acima de tudo ao convívio e amizade entre mais de 150 jovens atletas, que muito orgulhosos, lá exibiam os símbolos dos seus clubes. Aliás, segundo muitos dos técnicos com quem o NC foi conversando, o convívio, as amizades e a formação dos miúdos são os aspectos mais importantes neste tipo de competição, mais que sair vencedor de qualquer uma das provas.
Porém, obviamente que houve quem se destacasse. Nas escolas pré-competição, o Paços de Brandão não deu hipótese, saindo vencedor só com vitórias nos jogos realizados. O Porto foi segundo, o Covilhã terceiro e o Desportivo de Castelo Branco quarto.
Já nas escolas de competição, quem ganhou foi o Sporting Clube de Portugal, ao bater na final o Boavista por 8-2. Ao intervalo havia 2-2, mas no segundo tempo os leõezinhos foram muito fortes. Uma equipa que até só tinha quatro a cinco elementos vindos de Lisboa, já que alguns atletas eram emprestados por outros clubes. É que nestes eventos o Sporting aproveita para observar alguns atletas, e desta vez, a sorte até calhou a dois meninos albicastrenses, o guarda-redes João Gomes e o médio João Miguel, do Desportivo. Que até se exibiram em bom plano, tendo este último apontado dois golos na final. Em terceiro ficou a equipa A do Covilhã, que foi campeã distrital e recebeu nesta festa as respectivas faixas, em quarto o Desportivo, quinto o Alcains, sexto o Taboeira, sétimo a equipa B do Covilhã e em oitavo o Paul.


O Sporting de Portugal venceu na Covilhã
O Sporting de Portugal venceu na Covilhã


Data de publicação: 2007-06-26 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior