Voltar à Página da edicao n. 386 de 2007-06-26
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Esta unidade produz componentes para a indústria automóvel

Fábrica de produtos anti-corrosão para automóveis a caminho

É um investimento de 500 milhões de euros em Portugal. Uma empresa belga que fabrica produtos anti-corrosão para automóveis quer fixar-se no País e já escolheu a cidade para instalar a sua fábrica: Castelo Branco.

> Eduardo Alves

Um investimento avultado que poderá trazer, a curto prazo, algumas oportunidades de emprego para as gentes albicastrenses. Uma empresa belga quer investir em Portugal 500 milhões de euros num projecto de alta tecnologia no sector automóvel com potencial interesse nacional. Quem o adiantou, na passada semana, foi o presidente da Agência Portuguesa para o Investimento (API), Basílio Horta. E Castelo Branco está na rota desta empresa.
"Economicamente, o projecto da Levicor tal como é apresentado e a ser viabilizado tem potencial interesse nacional (PIN)", disse Basílio Horta, acrescentando que a intenção de investimento já foi manifestada, apesar de o projecto ainda não ter sido integralmente apresentado.
Em causa está a potencial instalação de uma fábrica no distrito de Castelo Branco que, segundo explicou Basílio Horta, consiste num projecto de alta tecnologia, "que trata o aço de uma forma que lhe aumenta a rigidez, a flexibilidade e diminui-lhe o peso, o que significa uma importantíssima mudança na indústria automóvel e aeronáutica". "Este tratamento, este processo tecnologicamente evoluído, a realizar-se, será muito importante para o País. A criação de emprego é realmente importante, mas quando o projecto for feito significará uma transferência tecnológica e um desenvolvimento regional muito interessante", sublinha.
Basílio Horta disse que a API vai acompanhar e analisar o projecto "com o objectivo de o contratualizar", não adiantando qualquer data, até porque tal "depende também do investidor", mas salvaguardou que "o facto de o projecto ter potencial interesse nacional, não significa um compromisso público".
O Sistema de Reconhecimento e Acompanhamento dos Projectos de Potencial Interesse Nacional (PIN) é um mecanismo de acompanhamento e desenvolvimento processual de projectos de investimento, e compete a uma comissão que integra a Agência Portuguesa para o Investimento, que coordena as direcções-gerais da Empresa, do Turismo, do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, o Instituto do Ambiente e o Instituto da Conservação da Natureza.
Podem ser abrangidos por este sistema os projectos que, sendo realizados em território nacional, demonstrem uma adequada sustentabilidade ambiental e territorial, representem um investimento global superior a 25 milhões de euros e apresentem um impacto positivo em determinados domínios.
Podem ainda ser reconhecidos como PIN projectos de valor igual ou inferior a 25 milhões de euros desde que tenham uma forte componente de Investigação e Desenvolvimento (I&D), de inovação aplicada ou de manifesto interesse ambiental.
A Levicor é uma empresa belga, pertencente a três cidadãos de antigos países da ex-URSS, e segundo a Lusa apurou terá já adquirido um terreno de 55 hectares no distrito de Castelo Branco, para instalar a fábrica de produtos anti-corrosão para a indústria automóvel.


Esta unidade produz componentes para a indústria automóvel
Esta unidade produz componentes para a indústria automóvel


Data de publicação: 2007-06-26 00:06:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior