Voltar à Página da edicao n. 386 de 2007-06-26
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Uma tese que abre as portas a novas aplicações do SIG

Novas aplicações do SIG

Uma tese de mestrado apresentada na UBI aponta novas formas de utilização do SIG. Aplicar esta ferramenta na área da construção civil e na localização de estruturas foi um dos objectivos deste trabalho.

> Eduardo Alves

Deesy Gomes Pinto defendeu a sua tese de mestrado, intitulada, “Contribuição para a utilização de betão de alta resistência em vigas estruturais”, na passada semana. Um estudo na área da georeferenciação (SIG) que vem agora juntar esta ferramenta a uma área completamente distinta. Daí que Deesy Pinto não hesite em dizer que “este é um tema inédito no panorama de estudos de mestrado”. A autora da tese explica, antes de mais, que este trabalho “é um contributo para a utilização do betão de alta resistência em vigas estruturais e faz uma união entre duas áreas completamente distintas que é a área da referência geográfica e a área do betão estrutural”. Nesta tese “pretende-se unir uma ferramenta, que é o SIG, a uma estrutura que é o betão estrutural”. No estudo estão georeferenciadas as obras onde se utilizou betão de alta resistência e depois mostra-se a sua distribuição num mapa. Esta georeferenciação não é mais “do que termos um mapa suportado por um programa informático que nos permite localizar através das coordenadas exactas, um determinado local onde está implantada ou está a ser construída uma estrutura, por exemplo”.
A aplicação prática desta nova associação é muito vasta. “Vai desde o traçar de vias de comunicação, passando pelo planeamento de obra, estudo de bacias hidrográficas, melhor posicionamento de postos de alta tensão ou de geradores eólicos, etc.”, garante a autora do estudo.
A tese foi aprovado por um júri composto por Luiz António Pereira de Oliveira, professor associado convidado da Universidade da Beira Interior, Sérgio Manuel Rodrigues Lopes, professor associado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Victor Manuel Pissarra Cavaleiro, professor associado da Universidade da Beira Interior e Luís Filipe de Almeida Bernardo, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior.

> deesypinto @ hotmail . com em 2007-06-27 10:10:20
A ferramenta que se utilizou na georreferenciação das obras no território português onde se uitlizaram betões com resistências a compressão superiores ou iguais a 50 MPa, foi o SIG e não o GPS.

[Texto Alterado]


Uma tese que abre as portas a novas aplicações do SIG
Uma tese que abre as portas a novas aplicações do SIG


Data de publicação: 2007-06-26 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior