Voltar à Página da edicao n. 385 de 2007-06-19
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Eugénia Melo e Castro vai actuar, dia 23, no Teatro-Cine da Covilhã

“Géninha” regressa a casa para concerto no Teatro Cine

No momento em que comemora 25 anos de carreira, Eugénia Melo e Castro regressa à sua cidade natal, a Covilhã, para um concerto no Teatro-Cine, onde vai dar a conhecer os trabalhos mais marcantes da sua vida artística.

> Notícias da Covilhã

Nasceu, a 6 de Junho de 1958 na Covilhã. Começou a dar os primeiros passos na música por influência do seu avô Ernesto, que era maestro na Cidade Neve, compositor e violonista. Por isso não foi de estranhar que aos três anos já tivesse aulas de piano. Maria Eugénia Meneres de Melo e Castro, ou Eugénia de Melo Castro, ou “géninha” para os mais chegados, está de regresso à terra que a viu nascer para um concerto no Teatro Cine, no dia 23, onde apresenta o seu novo trabalho, “Pop Portugal”.
Esta covilhanense, com fortes ligações ao Brasil, estreia-se em 1977 e 78 fazendo parte do grupo de Teatro “A barraca”. Ainda nesse período, participa no filme "Prá Frentex" de Joaquim Leitão.
Antes de lançar o seu primeiro disco, já tinha participado como cantora em discos de Sérgio Godinho, Júlio Pereira, José Afonso e Fausto.
O seu primeiro disco, “Terra de Mel”, com a participação de músicos portugueses e brasileiros é editado no início de 1982.”Águas de Todos Ano”, gravado no Brasil, foi editado em 1983. O maior sucesso deste disco foi o tema “A Dança da Lua” com a participação de Ney Matogrosso.
Em 1989 é editada a dupla colectânea “Canções e Momentos” com uma selecção de temas dos discos “Terra de Mel”, “Águas de Todo o Ano” e “Eugénia Melo e Castro III”, dois temas novos (“Todo o Sentimento” e “Canções e Momentos”) e uma nova versão de “Terra de Mel” com arranjos de Mário Laginha.
Em Setembro de 1989 realiza seis espectáculos, com lotação esgotada, no Teatro Ipanema, no Rio de Janeiro. No Brasil recebe três prémios: o da crítica, o da imprensa brasileira e internacional e o da “mulher do ano” atribuído pela revista “AZ” de São Paulo.
O disco “Amor é Cego e Vê”, de 1990, inclui versões de temas portugueses do princípio do século. Participam neste disco nomes como Milton Nascimento, Gal Costa, Chico Buarque, Caetano Veloso e Ney Matogrosso.
É apenas em 1990 que se estreia ao vivo em Portugal. Um dos concertos foi no Teatro São Luiz. Os espectáculos contaram com a direcção musical do músico Mário Laginha. Em 1993 é editado “Lisboa Dentro de Mim – O Sentimento De Um Ocidental”. O disco é apresentado ao vivo no Centro Cultural de Belém.
Em 1994 é editado o disco “Eugénia Melo e Castro Canta Vinicíus de Moraes”.
Em 1999 produz e apresenta o programa “Atlântico” que teve a participação de Nélson Motta, como convidado especial.
Em Novembro de 2000 são editados em Portugal os discos “A Luz do meu Caminho” e “Canta Vinicius de Moraes”.
Em 2002 passa a assinar como Eugénia MC e é editado o CD “Paz”. Com este trabalho, Eugénia foi nomeada na categoria de Melhor Cantora Portuguesa para os Globos de Ouro 2003.
Em 2004 é editado o álbum “Desconstrução”, dedicado a Chico Buarque, o qual colabora nos temas “Olé olá”, “Injuriado” e “Bom conselho”.


Eugénia Melo e Castro vai actuar, dia 23, no Teatro-Cine da Covilhã
Eugénia Melo e Castro vai actuar, dia 23, no Teatro-Cine da Covilhã


Data de publicação: 2007-06-19 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior