Voltar à Página da edicao n. 385 de 2007-06-19
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A Região de Turismo da Serra da Estrela vai pedir ajuda a José Sócrates para a concretização de projectos importantes para o Interior

Patrão pede ajuda a Sócrates para novo aeroporto

O presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela, Jorge Patrão, escreveu ao primeiro-ministro a pedir um apoio redobrado, por parte do executivo socialista nos principais projectos regionais.

> Notícias da Covilhã

“São projectos que vão afirmar-se como âncoras e atractivo de novos investimentos”.
É esta a opinião do presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), Jorge Patrão, sobre os projectos da Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial da Guarda (PLIE) e Aeroporto Regional da Covilhã, para os quais o líder do turismo regional pede ao primeiro-ministro, José Sócrates, “decisivo” apoio.
Jorge Patrão endereçou na passada semana uma carta a Sócrates, bem como ao ministro da Economia, Manuel Pinho, pedindo também empenho na concretização de investimentos turísticos que possam minimizar os despedimentos da fábrica de cablagens Delphi, na Guarda.
”Se conseguirmos projectar o Memorial da Vida Aristides Sousa Mendes e se tivermos o arrojo de rapidamente aprovarmos o projecto Cegonha Negra Golfe Resort e Spa, estaremos a contribuir para criar muitas centenas de postos de trabalho directos na zona da Guarda nos próximos anos”, escreve Jorge Patrão na carta. O presidente da RTSE pede ainda a abertura da Pousada de Linhares e o lançamento da obra do novo Hotel Turismo da Guarda, destacando também o impacto económico dos projectos em termos de construção civil e dinamização de outras empresas da região.
Jorge Patrão recorda que, para além dos mais de 500 despedimentos previstos até final do ano pela administração da Delphi”, em 2005, Manteigas viu encerar a Sotave (300 trabalhadores) e em 2006 Pinhel viu desaparecer a Rhode (370 empregos perdidos)”. Em contrapartida, “o turismo teve nos últimos 4 anos um crescimento efectivo”, no distrito da Guarda. Graças a sete projectos entretanto implementados (quatro unidades hoteleiras, uma empresa de animação, uma academia de golfe e quatro novas unidades de Turismo Rural), “registou-se a criação de 128 postos de trabalho directos”, destaca, para justificar a aposta no sector.


A Região de Turismo da Serra da Estrela vai pedir ajuda a José Sócrates para a concretização de projectos importantes para o Interior
A Região de Turismo da Serra da Estrela vai pedir ajuda a José Sócrates para a concretização de projectos importantes para o Interior


Data de publicação: 2007-06-19 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior