Voltar à Página da edicao n. 384 de 2007-06-12
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Perfil de Anabela Dinis

> Eduardo Alves

Anabela do Rosário Leitão Dinis é actualmente professora auxiliar e presidente do Departamento de Gestão e Economia da UBI, mas há muito que está ligada à instituição.
Casada, mãe de dois filhos, natural da Covilhã, ingressa no curso de Gestão, na UBI “como poderia ter ingressado num outro curso qualquer”. Nesse aspecto, Anabela Dinis confessa que sempre foi “muito dispersa”. Talvez “alguma pressão familiar”, vinda sobretudo do pai que era empresário e tinha na filha mais nova o última oportunidade de licenciar um dos seus em Gestão, acabou por escolher esta licenciatura.
Corre o ano de 1987 e a então aluna de Gestão é das primeiras a integrar o programa “Erasmus-ECTS”. Um ano lectivo na Universidade de Barcelona e um semestre na Universidade de Sienna acabam por lhe abrir as portas da Europa, em termos académicos. Volta a Barcelona durante a sua tese de doutoramento e também no decorrer desta investigação passa algum tempo na Suécia. Consegue, em 2005, o doutoramento, com uma tese intitulada “Empresarialidade em Meios Rurais e Periféricos: um modelo multidimensional de análise”. Esta experiência no estrangeiro leva a docente a garantir que em Portugal “temos iguais ou melhores condições e potencialidades para alcançarmos o sucesso, para sermos empreendedores, tal como os restantes europeus”. Uma teoria que só vai ser conseguida, se o empreendedorismo “passar a estar presença em tudo o que fazemos, tentando sermos mais e melhores nos nossos locais de trabalho”.
Desde Outubro de 1992, altura em que termina a sua licenciatura que é docente da UBI. Começou com “a Estatística Descritiva, para a Gestão, ligação que ainda hoje fura”. Também já leccionou Marketing, às licenciaturas do DGE e também a Engenharia da Produção e Gestão Industrial (EPGI), Ciências do Desporto e Ciências da Comunicação; Estratégia empresarial e Planeamento Estratégico, a Gestão e Gestão da produção, a Engenharia da Produção e Gestão Industrial, entre outras. É também directora do curso de mestrado/MBA/pós-graduação em Empreendedorismo e criação de empresas, investigadora convidada do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade da Beira Interior e integra, desde a sua fundação, em 1998, a equipa de investigadores do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE) da UBI. Universidade da Beira Interior. É também membro da Ordem dos Economistas (OE), do Europeam Council for Small Business and Entrepreneuship (ECSB) e da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional (APDR).

Temos de apostar muito forte na produção científica

Somos o Departamento com maior oferta formativa em pós-graduação

O grande desafio deste período é a implementação do Processo de Bolonha






Data de publicação: 2007-06-12 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior