Voltar à Página da edicao n. 383 de 2007-06-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Alunos de LCP e Filosofia homenageiam professores

"Dos sentidos das coisas" - o livro escrito pelos professores da UBI, André Barata e Rita Duarte foi apresentado no Museu dos Lanifícios naquilo que foi uma iniciativa do núcleo de Filosofia em colaboração com a LiteratUBI.

> Susana Duarte

O acto, tudo menos formal, acabou criando um ambiente de paternalidade entre docentes e os alunos. Durante o início ao final da sessão a descontracção foi notória, as gargalhadas e os sorrisos abundaram e toda a gente pareceu sair agrada do encontro.
Daniel Lopes, um dos discentes, apresentou as hostes e mais tarde viu juntamente com os presentes na sala lerem-se fragmentos filosóficos e versos da obra dos dois professores. A teatralidade foi o ponto forte deste encontro, denotando-se uma relação próxima e invulgar entre todos os intervenientes.
"Dos sentidos das coisas" teve a sua apresentação oficial no dia 30 de Março na Sede da Editorial Caminho e retrata a envolvencia e a relação muitas vezes conflituosa entre Filosofia e Poesia, as áreas leccionadas, respectivamente, por André Barata e Rita Duarte. "A ideia deste livro é que a filosofia e a poesia se podem conciliar. Um problema antigo da cultura europeia é a relação entre estas duas áreas ter sido conflituosa. Não digo que nós tentamos neste livro dar resposta a essa tensão, mas sim, de certa forma, vivê-la. Ao fim ao cabo temos estado sob o mesmo tecto." comentou André Barata com um sorriso, "A segunda razão que me toca particularmente a ter escrito este livro é sentir que a Filosofia se esqueceu da pobreza da linguagem de que precisa, esqueceu-se de se despir dos anéis, dos casacos, dos ornamentos que a faz parecer ser outra coisa, como ciência, técnica e hermenêutica. A filosofia perdeu de vista aquilo que é a palavra filosófica na sua pobreza e eu acredito que a melhor forma de fazer isso é voltando às raízes que comungam com a literatura e com a poesia" - prossegue.
O livro "Dos sentidos das coisas" é visto pelos dois professores como uma cumplicidade entre poesia e filosofia, como que se elas se estivessem experimentando uma à outra, isto mesmo apesar de terem discursos completamente diferentes. "O filósofo acaba, de certa forma, por ter inveja da poesia, pelo menos é o que eu sinto. É que o filósofo fala da realidade tentando explicá-la, enquanto o poeta canta-a" confessa Barata ao Urbi.
A sessão de apresentação do livro esteve integrada nas II Dionísias, um evento criado na Grécia em homenagem ao deus Dionísio que os alunos de Filosofia têm tentado reeditar. Guilherme Leitão, presidente do núcleo de Filosofia, instando a comentar o livro afirmou que este representa "a criatividade no seu mais alto nível". Mas o presidente do núcleo de filosofia não foi o único presente na sala agradado com a obra dos dois professores da UBI. Ana Leonor Serra Morais dos Santos, também ela docente na UBI afirma ter ficado "agradavelmente surpreendida com a obra. Estou mais habituada a ler o professor Barata num outro registo e há algumas passagens que vou citar em determinados contextos, o que só prova que valorizei muito o que li."


Data de publicação: 2007-06-05 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior