Voltar à Página da edicao n. 383 de 2007-06-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Falar sobre ofertas públicas de aquisição foi o objectivo deste seminário

OPAs em debate

As ofertas públicas de aquisição foram o tema da conferência realizada pelo Departamento de Gestão e Economia da UBI. Carlos Alves e Amadeu Ferreira foram os oradores escolhidos.

> Rafael Gomes

O Departamento de Gestão e Economia (DGE), da Universidade da Beira Interior, organizou, no passado dia 24 de Maio, uma conferência subordinado ao tema “As Ofertas Públicas de Aquisição (OPA).
O evento decorreu a partir das 14.30 horas, no anfiteatro 7.22 da Faculdade das Ciências Sociais e Humanas e pôde contar com a presença dos oradores Carlos Alves, professor da Universidade de Economia do Porto, que se estendeu sobre a problemática “ AS OPA e o Governo das Empresas” e do Mestre Amadeu Ferreira, Vice-Presidente da Comissão de Mercados de Valores Mobiliários (CMVM), que, por sua vez, analisou “A transposição do relatório emitido pela Comissão Europeia sobre a implementação das OPA”.
Como explicou Carlos Alves, “Teoricamente aquilo que se defende, em termos internacionais, é que as ofertas públicas de aquisição podem contribuir para serem o elemento disciplinador das equipas de gestão das empresas na medida em que se essas equipas de gestão de desviarem do comportamento aceitável, do ponto de vista dos interesses dos accionistas, o mercado pode reagir através do lançamento de uma OPA e a subsequente substituição dessa equipa de gestores por outra. Aquilo que se tem constatado na prática, é que nem sempre este mecanismo teórico funciona como é suposto funcionar e nem sempre funciona porque as empresas, em particular aquelas que são mal geridas, têm ao seu alcance uma série de medidas, designadamente as medidas de defesa de stockholders e medidas de defesa face a OPAs que estipulam que essas OPAS têm, de facto, esse efeito disciplinador nos accionistas.” “É preciso caminhar no sentido de adaptar a legislação e de evoluir de modo a que os interesses dos accionistas estejam cada vez mais defendidos nestas situações” referiu ainda.
Questionado sobre a questão, Amadeu Ferreira apontou para o contexto europeu, “Houve uma directiva comunitária que tivemos que transpor o ano passado e a partir da qual o regime das OPAs sofreu algumas alterações. Foi exactamente para reflectir sobre este novo regime, sobre as alterações que o direito comunitário traz ao regime das OPAS, e ao mesmo tempo, dar também algumas reflexões sobre a experiência que adquirimos com as OPAs do último ano que aqui estive… Este diálogo é sempre importante, nomeadamente com as universidades, porque a possibilidade de criar uma cultura de mercado em Portugal passa também pelas universidades, principalmente pelos cursos de Economia e Gestão. Neste sentido, a CMVM ao estar aqui, através da minha pessoa, nada mais fez do que a sua obrigação”.

> Nugomarkes @ gmail . com em 2007-06-06 20:35:32
Será bom de realçar o facto de não ser o departamento de gestão e economia que organizou esta conferência, mas sim o Srº Carlos Barbosa na qualidade de Vice Presidente da UBIGEST em parceria com a Direcção de Curso Prof.Doutora Ana Paula Matias. Deveras interessante que o departamento de gestão e economia apenas esteve presente para participar na cerimónia de abertura da conferência e para dar as boas-vindas a um leque de oradores tão prestigiados.


Falar sobre ofertas públicas de aquisição foi o objectivo deste seminário
Falar sobre ofertas públicas de aquisição foi o objectivo deste seminário


Data de publicação: 2007-06-05 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior