Voltar à Página da edicao n. 383 de 2007-06-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Nesta iniciativa do GAAPI estiveram a concurso 11 projectos

Quem tem uma ideia inovadora?

Foram 11 os projectos que participaram no mini-concurso de ideias promovido pelo GAAPI. O primeiro lugar foi conquistado pelo projecto "Vipaccess", desenvolvido na UBI, que conquistou também o segundo lugar no Imagine Cup 2007, um concurso promovido pela Microsoft.

> Eduardo Alves

O GAAPI lançou no mês de Maio, a primeira versão do concurso de ideias, que se pretende ver implementada numa versão anual. É uma forma de aproximar a investigação que se faz na universidade do mercado, das empresas e dos parceiros externos. Por isso, foram convidados para estarem presentes na sessão final e como júris, parceiros empresariais, a plataforma Finicia e docentes universitários. Segundos os mentores desta acção, esta “é também uma forma alternativa de apoiar as saídas profissionais dos alunos da UBI”.
Foram 11 os projectos que participaram no mini-concurso de ideias promovido pelo GAAPI, dos quais 10 chegaram à fase final que consistiu numa apresentação pública dos trabalhos, que decorreu no passado dia 30 de Maio, no Seminário Emprendinova’ 07, uma iniciativa sobre empreendedorismo e inovação promovida pelo GAAPI em parceria como a AIESEC.
A sessão teve início com a intervenção de Mário Raposo, Vice-Reitor da UBI, que falou do empreendedorismo e do que é ser empresário, salientando o esforço que tem vindo a ser realizado pela UBI, enquanto meio académico, na ligação às empresas.
No seminário estiveram também representados os empresários. Pedro Rodrigues da Assec definiu empreendedorismo como a “arte de transformar ideias em negócios” e empreendedor como “aquele que para ser patrão de si próprio assume correr riscos”. O empresário salientou ainda as vantagens da aproximação entre universidades e empresas “o que traz benefícios mútuos e contribui para o desenvolvimento do país”.
Em representação do Parkurbis esteve Pedro Farromba que falou nas novas empresas implantadas no Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã: Inosat, Assec e Enforce, Lda (esta última ligada à energias renováveis) e do recente formado Clube de Business Angels. No seminário foi ainda abordado o financiamento de empresas através do programa FINICIA, por Arminda do Paço. A ANJE esteve presentem, na pessoa do Director do Centro, João Matias, o qual trouxe os apoios práticos que a associação pode acarretar para estes alunos.
No final da sessão de trabalhos seguiu-se um jantar onde foi entregue o prémio ao melhor projecto apresentado (1500 euros) e onde foram trocadas, em ar de tertúlia, ideias e experiências de empreendedores.
“Vipaccess – Live Search” foi o projecto vencedor do Mini-concurso de ideias 2007. Gaël Dias e Bruno Conde foram os mentores do projecto que teve ainda como membros Fernando Cunha, Hugo Costa, Sebastião Pais e Victor Gonçalves. “Vipaccess – Live Search” é um meta motor de busca orientado para a educação e vocacionado para as pessoas com deficiências visuais. Destina-se particularmente ao uso de dispositivos móveis e integra opções de pesquisa específicas para novas gerações de PDAs ou SmartPhones com sistemas de GPS integrados. Perante a grande quantidade de informação existente na Internet, o desafio é encontrar a informação certa. Segundo a equipa que desenvolveu este projecto o “Vipaccess – Live Search” apresenta a vantagem de organizar e sumariar a informação, tendo ainda controle de voz, o que constitui uma mais valia para todos os utilizadores. Esta ideia foi mesmo testada e validada com sucesso por um professor invisual do ensino secundário. Um projecto que alcançou também o segundo lugar no concurso Imagine Cup, promovido em Lisboa, no dia 30 de Maio.
O segundo lugar foi atribuído ao projecto “Easy Parking – Sistema de Informação de Parqueamento, de André Passos, Filipe Quinaz e do professor Pedro Afonso. A ideia baseia-se no uso do GPS que, para além das típicas funcionalidades, terá um módulo que permite localizar os lugares disponíveis num dado centro urbano.
No terceiro lugar ficou o projecto “Virtual ADN”, da autoria de João Moura, João Pissarra, Marco Oliveira, Ricardo Sousa e Vítor Pereira. Este projecto visa criar uma nova versão daquilo que se conhece do comércio electrónico, nomeadamente pela utilização da volumetria e dados biométricos do corpo humano, de modo a facilitar a aquisição de vestuário on-line.
Entre os critérios de selecção constavam factores como a adequação da proposta à tipologia do concurso, a coerência, originalidade e criatividade, a adequação da tecnologia ao mercado e a probabilidade de sustentabilidade e a viabilidade da ideia.
Dina Pereira, do GAAPI salientou que a iniciativa se revelou um sucesso, dado que “o número de projectos que foram apresentados num tão curto espaço de tempo, indicou que no próximo ano se realizará não um mini-concurso, mas sim um concurso”.


Nesta iniciativa do GAAPI estiveram a concurso 11 projectos
Nesta iniciativa do GAAPI estiveram a concurso 11 projectos


Data de publicação: 2007-06-05 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior