Voltar à Página da edicao n. 383 de 2007-06-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Os empresários da região pedem mais apoios para o sector têxtil

Têxteis querem mais protecção contra chineses

A Federação da Indústria Têxtil e do Vestuário de Portugal (FITVEP) defende que as limitações da União Europeia (UE) à importação de têxteis e vestuário chineses sejam prolongadas para além de Dezembro deste ano.

> Notícias da Covilhã

"É urgente uma negociação, por via diplomática, das condições de acesso dos artigos chineses à UE após 01 de Janeiro de 2008", afirma José Robalo, presidente da FITVEP.
Com a aproximação do fim das limitações estabelecidas no "Memorando de Entendimento", celebrado entre a UE e a China em 10 de Junho de 2005, aquele responsável pede que, aos 10 produtos limitados, sejam acrescentados outros "em que o crescimento das exportações chinesas tem sido exponencial".
A lista de 2005 incluía tecidos de algodão, t-shirts, pullovers, calças, blusas, roupa de cama, vestidos, soutiens, peças de mesa e fios de linho.
O pedido agora conhecido faz parte de um carta de três páginas endereçada pela FITVEP ao ministro da Economia e Inovação, em que José Robalo considera que a presidência portuguesa da UE será o momento certo para estender as limitações aos produtos chineses. Portugal vai presidir à UE no segundo semestre deste ano.
No documento, a Federação pede ainda uma audiência com carácter de urgência a Manuel Pinho. A carta segue-se a uma outra, enviada em Abril, motivada pelo aumento de tarifas de importação para travar produtos chineses no Brasil, mas à qual o Ministério da Economia ainda não deu resposta. "Um pouco por todo o mundo civilizado há mecanismos para compensar a ilegal distorção comercial dos produtos chineses. Não sendo assumidas medidas idênticas, está-se a canalizar a comercialização chinesa para a UE", alerta José Robalo. Para o dirigente da FITVEP, as barreiras aos produtos chineses são necessárias para os interesses nacionais e europeus, "nomeadamente em defesa da indústria e das nossas exportações".


Os empresários da região pedem mais apoios para o sector têxtil
Os empresários da região pedem mais apoios para o sector têxtil


Data de publicação: 2007-06-05 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior