Voltar à Página da edicao n. 383 de 2007-06-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Os parques eólicos da Gardunha começam a entrar em funcionamento durante esta semana

Ventos da Gardunha vão começar a dar energia

A GENERG inicia este mês a instalação de 35 aerogeradores no Parque Eólico da Gardunha. Manuel Frexes, porém, quer parques eólicos a crescerem no concelho.

> Notícias da Covilhã

A Câmara Municipal do Fundão anunciou na passada semana que a empresa GENERG - Ventos da Gardunha vai iniciar este mês a instalação de 35 aerogeradores do Parque Eólico da Gardunha, um investimento de 134 milhões de euros.
O arranque dos trabalhos foi anunciado pela Câmara do Fundão numa conferência de imprensa destinada a alertar a população para os transtornos que o transporte dos aerogeradores vai causar no trânsito da cidade.
"A GENERG colocou já em funcionamento um aerogerador e irá instalar dois por semana até ao final de Setembro", altura em que estará concluída a primeira fase do parque, com 35 aerogeradores, explica Carlos São Martinho, vice-presidente da Câmara do Fundão. Segundo Carlos São Martinho, será necessário fazer semanalmente 12 transportes especiais que vão atravessar a cidade até ao alto da Serra do Açor.
"Devido à envergadura dos componentes, não há outro percurso possível. Vai ser necessário atravessar a cidade pela Avenida da Liberdade", lamenta. Estima-se que cada transporte demore duas horas para percorrer os 15 quilómetros de traçado urbano, que separam o nó de Fundão Norte da auto-estrada A23 e a aldeia do Castelejo, passando pelo centro da cidade. "Estes transportes vão ser feitos sempre de madrugada, entre as 2 e as 7 horas, mas pode haver imprevistos. Desde já pedimos desculpa à população, mas pedimos também compreensão face a este grande investimento", salienta Carlos São Martinho.
O Parque Eólico da Gardunha foi constituído em 21 de Janeiro de 2001 através de um protocolo de colaboração entre o Grupo GENERG e as câmaras de Castelo Branco e do Fundão e prevê uma produção anual média de 294 GWh de energia eléctrica a partir do vento, equivalente ao consumo doméstico de cerca de 110 mil habitantes, refere o Grupo GENERG
Estima-se que elimine 170 mil toneladas de dióxido de carbono emitidas por ano para a atmosfera e baixe em 111 mil toneladas a importação anual de carvão.
A primeira fase do parque, que abrange 35 aerogeradores, deverá estar construída até final de Setembro. A segunda fase, com outros 22 aerogeradores, começa a ser instalada em Outubro, prevendo-se a finalização do parque em Junho de 2008.
Para além dos ganhos ambientais e energéticos, a construção do parque prevê ainda a abertura de estradas e caminhos nas serras que separam os dois concelhos "que vão ajudar também a prevenir fogos florestais", destaca o autarca.
O vice-presidente da Câmara do Fundão destaca ainda as rendas que vão ser pagas pela empresa detentora do parque. "Será distribuído pelas câmaras do Fundão e Castelo Branco um valor anual de 630 mil euros e as freguesias vão receber 1,3 milhões de euros para obras de interesse social", refere.
Estima-se ainda que aos 300 proprietários rurais dos terrenos onde será implantado o projecto sejam pagas rendas anuais de cerca de 380 mil euros.


Os parques eólicos da Gardunha começam a entrar em funcionamento durante esta semana
Os parques eólicos da Gardunha começam a entrar em funcionamento durante esta semana


Data de publicação: 2007-06-06 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior