Voltar à Página da edicao n. 382 de 2007-05-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Uma iniciativa realizada na Biblioteca Central da UBI

Dia das Letras

A Universidade da Beira Interior vai realizar uma acção inserida no Plano Nacional de Leituras. No próximo dia 12 de Junho, a UBI dedica-se às Letras.

> Eduardo Alves

São muitas as personalidades ligadas à escrita e à leitura que vão marcar presença na Covilhã no próximo dia 12 de Junho. João Afonso, coordenador da Rede de Bibliotecas do Ministério da Educação vai estar na sessão de abertura e é um dos nomes de destaque neste evento.
Durante todo o dia, os organizadores promovem várias mesas redondas onde se espera discutir temas ligados à área. Pelas 10 horas decorre um debate subordinado ao tema “Leitura na Formação Contínua” e que conta com a participação dos directores dos Centros de Formação Contínua da Covilhã, Fundão, Castelo Branco, Belmonte, Idanha-a-Nova e Pinhal. A moderar o debate vai estar Isabel Fael, da Escola Secundária Campos Melo. Pelas 11 horas é a vez de “Leitura para Todos”, com Ascensão Simões, da Academia Sénior da Covilhã e a escritora Teresa Reis. Pelas 11.30 horas decorre a conferência intitulada “Formar leitores voluntários, críticos e comprometidos. Os lugares e os gestos de um programa de leitura fundamentado na literatura”, por Fernando Azevedo, da Universidade do Minho.
Para as 12 horas a organização tem prevista a apresentação de projectos de desenvolvimento de competência leitora por Bento Fernandes e Regina Gadanha, da Escola Secundária Frei Heitor Pinto, Isabel Lino e Susel Fonseca de Escola Secundária Campos Melo, Maria Alcina Antunes, aluna da Pós-Graduação em Ciências Documentais e Liliana Pinto, da Escola Básica do 1º Ciclo de Santo António, Covilhã e Escola Básica do 1º Ciclo Largo da Feira, Tortosendo. João Paulo Mineiro da Escola EB2/3 Quinta das Palmeiras vai ser o moderador desta acção.
A escritora Isabel Alçada apresenta o Plano Nacional de Leitura, pelas 14.30 horas. Cerca das 15 horas, “Dramatização e Teatro de Marionetas” pelos alunos de estágio de Português da Escola Frei Heitor Pinto. Para além destes eventos a organização adianta que vão ser também apresentados livros e momentos musicais. Os eventos decorrem no auditório da Biblioteca Central da UBI.


Uma iniciativa realizada na Biblioteca Central da UBI
Uma iniciativa realizada na Biblioteca Central da UBI


Data de publicação: 2007-05-29 00:10:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior