Voltar à Página da edicao n. 382 de 2007-05-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A recriação da festa inaugural ficou a cargo do TMG

TMG recria inauguração do Sanatório Sousa Martins

A 18 de Maio de 1907 a Casa Real chegou à Guarda para inaugurar as novíssimas instalações de saúde: o Sanatório Sousa Martins. No âmbito das comemorações do centésimo aniversário do Sanatório, o Teatro Municipal da Guarda (TMG) produziu para o Hospital Sousa Martins a recriação da visita da Rainha D.ª Amélia e do Rei D. Carlos à cidade. Tal como há cem anos atrás, os egitanienses saíram à rua em ovação aos monarcas.

> Isaura Costa

A cidade dos 5 f’s foi palco de uma elaborada encenação produzida pelo TMG para o Hospital da Guarda, no âmbito das comemorações do centenário do Sanatório Sousa Martins. No passado sábado, as ruas da cidade vestiram-se a rigor para a recepção da Casa Real. Um grupo de actores encarnou os importantes papéis da comitiva real que há cem anos havia chegado à cidade mais alta para inaugurar o estabelecimento de saúde, o Sanatório Sousa Martins.
O Rei D. Carlos e a Rainha D.º Amélia chegaram à estação de comboios por volta das 10 horas, sendo a recepção feita pela Sociedade Filarmónica Bendadense. Esperava-os uma carruagem a rigor, que os levou até ao centro da cidade, sendo que ao longo do percurso a Casa Real foi acompanhada por uma Guarda de Honra e pela população em ovação.
Já no centro da cidade, com as ruas embandeiradas e as montras decoradas a preceito, a multidão esperava junto à Igreja da Misericórdia para visionar o “Te Deum” (Hino de acção de graças).
Após a saudação dos estudantes a suas Majestades, ainda na Igreja da Misericórdia, a comitiva seguiu em direcção ao Sanatório, sempre acompanhada por uma numerosa multidão. Ao longo do percurso houve uma animação constante, o ambiente foi recriado através de postos de venda de produtos regionais e naturais, tabernas, jogos e música tradicional, figurantes com trajes alusivos à região como lavadeiras, pastores, aguadeiras e ardinas.
Na Alameda de Santo André, à entrada do Parque da Saúde, a Sociedade Filarmónica Bendademse, o coro de crianças das Escolas EB 2/3 de Santa Clara, e o coro Regional Dr. José Dinis da Fonseca (Outeiro de S. Miguel) actuaram, dando início à inauguração oficial do Sanatório Sousa Martins. Os actores encenaram igualmente a leitura do auto da inauguração, o discurso de António Lencastre, de Lopo de Carvalho, de D. Manuel Vieira de Matos, e da Rainha D.ª Amélia na entrega das insígnias da Comenda de S. Tiago, numa reprodução realista do que há cem anos havia acontecido.
Os presentes foram ainda contemplados com cinco árias interpretadas pelo cantor lírico Sérgio Martins, acompanhado por Domenico Ricci no piano e João Pedro Delgado na viola de arco.
A inauguração terminou com a plantação de uma sequóia e com a colocação pela rainha de uma coroa de flores junto ao busto do médico Sousa Martins. Esta produção foi elogiada pelos habitantes da Guarda e por todos os que assistiram. A fidelidade dos factos e a proximidade do ambiente recriado agitou uma cidade adormecida num sábado solarengo.


A recriação da festa inaugural ficou a cargo do TMG
A recriação da festa inaugural ficou a cargo do TMG


Data de publicação: 2007-05-29 00:04:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior