Voltar à Página da edicao n. 382 de 2007-05-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O CCD Oriental de São Martinho recebeu este evento

Celebrar a música popular

Pela terceira vez, o CCD Oriental de São Martinho promove o anual Encontro de Música Tradicional Portuguesa. O Cine Teatro da Covilhã foi o palco escolhido para a actuação de quatro grupos de cantares e um de cavaquinhos, todos oriundos da região. O serão da passada sexta-feira foi assim preenchido por uma calorosa celebração da música popular.

> Isaura Costa

A sala do Cine Teatro da Covilhã encheu-se para o III Encontro de Música Tradicional Portuguesa. O cinquentenário Centro Cultural e Desportivo do Oriental de São Martinho preparou, para a noite da passada sexta-feira, uma entusiástica festa que visava comemorar e reavivar a música popular portuguesa, e em especial a da região beirã.
A convite do CCD Oriental de São Martinho, subiram ao palco os grupos de cantares da “Aldeia do Souto”, “A Lã e a Neve”, “Santa Maria”, o grupo de cavaquinhos da Academia Sénior da Covilhã, e como não podia deixar de ser o grupo da casa o “Trovas ao Luar”.
A apresentação do espectáculo ficou a cargo de Francisco Mota, elemento do “Trovas ao Luar”, que deu início à festividade com o cantar do Oriental de São Martinho interpretado pelo grupo “Trovas ao Luar” em conjunto com o grupo Infantil do Oriental de São Martinho.
Ao longo da noite os cinco grupos interpretaram, cada um, cinco temas, alguns deles bem conhecidos como: “Maria Faia”, “Oliveirinha da Serra”, “Covilhã em Festa” entre outros, proporcionando o acompanhamento do público, que entusiasticamente ia aplaudindo.
As saias compridas, os xailes bordados, e os instrumentos de acompanhamento de cada grupo aludiam à típica região beirã. As adufeiras, os acordeonistas, assim como as pandeiretas e os tambores ecoaram pela sala em ritmos bem populares trazendo de volta a tradição, por muitos já esquecida.
A noite não homenageou apenas a música popular, na actuação final de “Trovas ao Luar”, a homenagem foi para o jovem acordeonista Diogo. Em jeitos de despedida, Francisco Mota, em nome do grupo, dedicou a Diogo um pequeno texto de agradecimento e de votos de felicidades na sua nova etapa. Diogo irá abandonar o grupo para ingressar este ano no Ensino Superior.
Para a habitual entrega de lembranças aos grupos que actuaram, subiram ao palco José Manuel de Jesus Fernandes, Presidente do CCD Oriental de São Martinho, e Victor Manuel Tomás Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia de São Martinho. No discurso de Victor Manuel Tomás Ferreira, as felicitações à iniciativa vieram acompanhadas de promessas de apoio para com o CCD Oriental de São Martinho assim como uma lembrança da Junta de Freguesia entregue a José Manuel Fernandes.
Para finalizar o serão de cantares, a música “Covilhã cidade neve”, outrora interpretada por Amália Rodrigues, foi cantada por todos os grupos presentes e até por uma plateia desafinada mas feliz.


O CCD Oriental de São Martinho recebeu este evento
O CCD Oriental de São Martinho recebeu este evento


Data de publicação: 2007-05-29 00:04:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior