Voltar à Página da edicao n. 382 de 2007-05-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Os trabalhos de Sebastião Salgado estão em exposição na Biblioteca Municipal da Covilhã

Sebastião Salgado: um olhar a preto e branco

A Biblioteca Municipal da Covilhã recebe, no âmbito do 15º aniversário do Sindicato dos Professores da Região Centro, uma exposição fotográfica do brasileiro Sebastião Salgado, conhecido internacionalmente na área do fotojornalismo. Extraídas do livro “Terra”, as imagens desta mostra estão patentes de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h30, até ao próximo dia 4 de Junho.

> Vânia Rodrigues

Sebastião Salgado, um dos mais conhecidos e importantes fotógrafos da actualidade, está representado na galeria da Biblioteca Municipal com uma mostra de mais de 50 fotografias, extraídas do livro “Terra”, que retrata a vida dos deserdados Sem Terra do Brasil. O prefácio ao livro é de autoria de José Saramago, o primeiro escritor em língua portuguesa a receber o Prémio Nobel de Literatura, e contém também versos do compositor e escritor brasileiro Chico Buarque.
Uma realidade fotografada na sua miséria e no drama quotidiano da sua existência, em cerca de 50 imagens de grande carga emotiva registadas através da exploração expressiva da técnica fotográfica a preto e branco.
Denominada “Os Sem Terra do Brasil”, esta exposição reflecte um dos trabalhos mais significativos do profissional, onde se revela um forte empenho político e emocional, dedicado ao movimento camponês dos deserdados brasileiros. Cada imagem, cada ser humano, transmite uma história que é contada e fixada através da fotografia. Nas suas figuras está patente a dureza do quotidiano destes indivíduos, os rostos de fome, de desespero, em suma, a sua realidade.
Gentes da terra (sertanejos, nordestinos), trabalhadores da terra, as migrações para a cidade (as condições de vida em viadutos, favelas), a luta pela terra (acampamentos, violência no campo e a actuação dos MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) são imagens do fotógrafo na Galeria da Biblioteca Municipal.
“Já é a segunda vez que temos aqui representado este fotógrafo, o que é um prazer para nós. As fotografias são fantásticas!”, uma declaração em nome de todos os funcionários da Biblioteca Municipal, que se encontravam extremamente satisfeitos com esta mostra fotográfica.
Nascido em Minas Gerais em 1944, Salgado recebeu quase todos os prémios internacionais de fotografia como reconhecimento do seu estilo único de fotografar. Foi nomeado em 2001 como representante especial da UNICEF e dedica-se a fazer crónicas acerca da vida das pessoas, um trabalho que originou a publicação de dez livros. Tem também realizado várias exposições, tendo ganho vários prémios na Europa e no continente americano. Contribui ainda para várias organizações humanitárias, nomeadamente a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Um evento cultural a não perder, não só para os que apreciam o trabalho deste fotógrafo, mas também para todos aqueles que vêem a arte de fotografar como um espelho da vida humana.


Os trabalhos de Sebastião Salgado estão em exposição na Biblioteca Municipal da Covilhã
Os trabalhos de Sebastião Salgado estão em exposição na Biblioteca Municipal da Covilhã


Data de publicação: 2007-05-29 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior