Voltar à Página da edicao n. 382 de 2007-05-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Promover o emprego por entre os licenciados da UBI é o objectivo do GESP

GESP com boas expectativas para apoios

> Ana Albuquerque

O Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais (GESP) da UBI concorreu ao programa Leonardo Da Vinci, para o financiamento de 50 estágios remunerados no estrangeiro em empresas líderes de mercado. Ainda não há resposta, mas as expectativas são optimistas. A necessidade de aproximar os finalistas e recém-licenciados da dinâmica do mercado de trabalho, levou o Gabinete a criar alternativas a fim de responder a esses apelos.
O protocolo assinado com o grupo Santander é um exemplo de valorização do entrosamento do aluno com a prática profissional e de inserção no sector empresarial português competitivo. Contudo, a internacionalização das relações profissionais implica também a adaptação do aluno a uma realidade mais alargada. Mário Raposo, coordenador do GESP, acredita que será “positivo, pois alarga os horizontes aos alunos e cria uma perspectiva de ligação internacional ao mercado de trabalho”. Também o programa Inov-Jovem tem feito diligências no sentido internacionalizar as saídas profissionais.
O GESP será, neste sentido, um primeiro mediador entre os alunos e o mercado de trabalho. Mário Raposo manifesta-se satisfeito com o desempenho da estrutura e acrescenta que ao Gabinete interessa “simultaneamente acompanhar as pessoas ao longo da vida laboral para ver de que modo é que os licenciados da UBI evoluíram no mercado de trabalho”. Este acompanhamento será proveitoso para a universidade no sentido de “avaliar a formação que oferece aos licenciados e adequar o processo de aprendizagem às necessidades da empresas”. Para Sílvia Dias, ex-aluna de Gestão da UBI e representante da Decathlon em Portugal, “conseguir estabilidade é mais difícil que terminar o curso”.
Mário Raposo mencionou que “hoje é importante aprender a aprender. E o processo de Bolonha pressupõe a mobilidade estudantil nas várias áreas, possibilitando-lhes ao longo da vida entrar em diferentes domínios”. O estágio profissional implica não só uma dimensão de proximidade com a realidade empresarial, mas também um caminho para o recrutamento.
Uma das metas foi alcançada com a criação e aplicação deste sistema de relações de proximidade. Os recém-licenciados e a universidade, que estabelece os contactos e proporciona bolsas permanentes de oferta de estágios, estarão juntos no ingresso dos primeiros no campo profissional. Mário Raposo apresenta ainda o desejo de “informatizar todo o Gabinete pela criação de quiosques digitais pela universidade. Desta forma, o aluno pode, em qualquer ponto, em qualquer faculdade da universidade, inserir os seus dados ou aceder à informação do Gabinete”.

[Voltar]


Promover o emprego por entre os licenciados da UBI é o objectivo do GESP
Promover o emprego por entre os licenciados da UBI é o objectivo do GESP


Data de publicação: 2007-05-29 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior