Voltar à Página da edicao n. 382 de 2007-05-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Parkurbis pode vir a beneficiar de uma zona franca

Pinto quer “zona franca” no Parkurbis

O autarca da Covilhã espera que o Parkurbis beneficie de uma Zona Económica Especial. Um pedido feito a Manuel Pinho, ministro da Economia, no dia em que este visitou o concelho.

> Eduardo Alves

Um dossier contendo informação diversa sobre o Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã, sobre as empresas que estão agora a dar os primeiros passos dentro desta estrutura e ainda exemplos de outras “zonas francas” foi entregue ao ministro da Economia por Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã.
Pinto aproveitou a visita de Manuel Pinho ao concelho para solicitar “uma atenção especial” a este pedido. Segundo o autarca social-democrata, a criação desta Zona Económica Especial pretende ser mais uma forma de “atrair empresas para esta região”.
A ser dada luz verde pelo ministério da tutela, as empresas que fiquem instaladas no Parkurbis, ou dentro da área de abrangência desta zona, podem beneficiar de várias benesses fiscais, isenção de alguns impostos e diferentes taxas.
Pinto mostrou-se confiante nesta aposta e espera que o ministro dê uma resposta positiva. Segundo o presidente da Câmara da Covilhã “existem já vários exemplos, a nível europeu, do que é agora pedido para o Parkurbis”. Outro dos desafios deixados por Pinto ao ministro da Economia foi o da criação de uma “rota de empresas”. Com o apoio do poder central, o autarca social-democrata diz-se disposto a captar mais investimento para a região.
No que respeita a números e a fundos de investimento, destaque para o apoio que o IAPMEI atribuiu à autarquia covilhanense para a construção do segundo pólo do Parque de Ciência e Tecnologia. Perto de 1,6 milhões de euros vão agora ser canalizados para a construção de mais uma estrutura semelhante à actual e que vai poder albergar 33 novas empresas de base tecnológica.


Parkurbis pode vir a beneficiar de uma zona franca
Parkurbis pode vir a beneficiar de uma zona franca


Data de publicação: 2007-05-29 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior