Voltar à Página da edicao n. 382 de 2007-05-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O presidente da Câmara do Fundão quer plantar cerejeiras nas áreas ardidas

Frexes quer cerejeiras em zonas ardidas

Manuel Frexes, presidente da Câmara do Fundão, vai escrever ao ministro da Agricultura para que sejam tomadas medidas que permitam a plantação de cerejeiras em terrenos vitimados pelos incêndios.

> Notícias da Covilhã

O autarca do Fundão diz que ao contrário do que se pensava até há pouco, que as cerejeiras só se davam em terrenos graníticos, há exemplos de árvores com boa qualidade plantadas em terrenos xistosos. Que no concelho têm sido fustigados, na zona do Pinhal, e no entender do edil poderiam ser aproveitados para a plantação de cerejeiras, gerando riqueza.
A diligência de Manuel Frexes pede que se concilie a utilização destes solos, para que legalmente as cerejeiras possam estar ao lado de outras espécies.
Foi uma multa a um produtor que deu o alerta ao autarca. Em 2003, um produtor do concelho optou por fazer socalcos numa área ardida, para a plantação de um pomar onde antes havia pinheiros. A coima, de mil e 500 euros, foi emitida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC), por o local ser Reserva Ecológica e se utilizar o solo para um fim que não lhe estava destinado.
Apesar de a lei ter sido cumprida, Manuel Frexes considera o caso “caricato”. O edil frisa que antes o terreno estava destruído e acabou por ser repovoado. “Acabou por pagar por fazer o bem”, frisa.
Por um lado, o auto reconhece a riqueza que advém da plantação das cerejeiras numa área que estava inerte por causa de um incêndio. Mas o documento alega também que os trabalhos de reconversão tornou irreversível a reposição do solo ao seu anterior estado, que se encontrava em risco de erosão.
Manuel Frexes apela à tutela que nestes casos, permita a ocupação dessas áreas com cerejeiras, para povoar os terrenos queimados. Para além de ser uma fonte de riqueza para as gentes e para o concelho, o presidente da câmara realça que se trata de uma oportunidade de ordenar a floresta. E acrescenta que os pomares de cereja podem ajudar à propagação dos incêndios, por serem mais resistentes às chamas, por serem árvores folhosas.


O presidente da Câmara do Fundão quer plantar cerejeiras nas áreas ardidas
O presidente da Câmara do Fundão quer plantar cerejeiras nas áreas ardidas


Data de publicação: 2007-05-29 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior