Voltar à Página da edicao n. 381 de 2007-05-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O projecto desenvolvido pelo Departamento de Matemática tem agora novas actualizações

Desfruta do “Carpe MAT” 2

“Carpe MAT” é um projecto promovido pelo Departamento de Matemática da UBI com o objectivo de estimular o gosto pelas ciências exactas por parte da comunidade estudantil. A iniciativa conta já com a segunda edição.

> Cristina Reis

A forte adesão ao primeiro “Carpe MAT” por parte dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico excedeu todas as expectativas, pelo que o Departamento de Matemática da UBI decidiu dar continuidade ao projecto e avançar com uma segunda edição.
À semelhança do primeiro concurso, continuam a ser apresentados às escolas da região dois desafios, um dirigido para o terceiro ciclo do Ensino Básico, e outro ao Ensino Secundário.
Os problemas matemáticos, construídos de forma apelativa, já foram enviados para as escolas dos distritos de Guarda e Castelo Branco e poderão ser resolvidos por alunos e professores, tendo de ser entregues ao Departamento de Matemática até ao dia 8 de Junho.
O número de candidatos aos cursos de engenharias e ciências exactas tem vindo a diminuir de ano para ano, pelo que o objectivo desta iniciativa é combater esta tendência, promovendo o gosto pela Matemática. Segundo Rui Pacheco, docente do departamento e um dos organizadores, “a entrada cada vez menor de alunos nos cursos de engenharias e ciências exactas é um facto bastante dramático para o futuro do País, pelo que tentamos, deste modo, aproximar a UBI às escolas e à região”.
Apesar da participação das escolas de 3º Ciclo do Ensino Básico ter sido muito positiva, “a adesão do Ensino Secundário ao primeiro concurso foi péssima, foi de zero respostas. Mas isso não é razão para desmotivar, e vamos continuar, aliciando os alunos com prémios mais atractivos”, sublinha Rui Pacheco.
Nesta edição, o vencedor do 3º Ciclo recebe um leitor mp3 de e uma trotineta. Já ao vencedor do Ensino Secundário é entregue uma máquina fotográfica digital e uma impressora portátil. As escolas dos alunos vencedores recebem, também, livros de divulgação científica. Este é o segundo e último desafio deste ano lectivo, mas está garantida a continuidade do projecto para o próximo ano escolar. Os desafios e todas as informações encontram-se disponíveis online, na página oficial do evento. Esta sexta-feira, 25 de Maio, a organização entrega os prémios do primeiro “Carpe MAT” aos vencedores das duas escolas do 3ºCiclo do Ensino Básico.


O projecto desenvolvido pelo Departamento de Matemática tem agora novas actualizações
O projecto desenvolvido pelo Departamento de Matemática tem agora novas actualizações


Data de publicação: 2007-05-22 01:28:22
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior