Voltar à Página da edicao n. 381 de 2007-05-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Uma mostra que está patente ao público na Biblioteca Municipal da Covilhã

Sexualidade e Erotismo em exposição

Até Agosto, a Biblioteca Municipal tem patente uma exposição subordinada ao tema “Sexualidade: erotismo”. O objectivo é dar a conhecer melhor ao público que frequenta a biblioteca o seu espólio e as suas valências relativamente a esta temática.

> Cristina Reis

A sexualidade é um tema que diz respeito a todas as idades, desde as mais jovens até às mais maduras, na medida em que faz inevitavelmente parte da vida humana. Neste sentido, a Biblioteca Municipal tem desde o dia 7 de Maio uma exposição sobre sexualidade, numa vertente mais direccionada para o erotismo.
Esta é a segunda de exposição quadrimestral realizada na biblioteca, vindo substituir a anterior sobre a escrita de Braille. “Neste segundo quadrimestre, optámos por este tema porque é um tema bastante interessante e que não se vê muito numa biblioteca, uma vez que há pessoas que podem ficar susceptíveis, pois ainda é visto como um assunto tabu”, explica Anabela Quelhas, técnica daquela instituição.
A mostra encontra-se repartida pela Sala de Adultos, e nela encontra-se a sexualidade abordada em várias áreas, tais como na literatura, na pintura, na banda desenhada, na gastronomia, no cinema, e até mesmo na religião. São quatro os expositores e vários os cavaletes que exibem obras artísticas e literárias sobre o assunto.
Os objectivos da mostra assentam, para além da rentabilização do espaço, em “tornar patente aos nossos leitores todas as nossas valências, agarrando sobretudo em temas que não sejam muito habituais”, afirma Anabela Quelhas. A técnica da biblioteca chama a atenção para o facto de “ser importante mostrar às pessoas a existência de outro tipo de obras, não tão óbvias porque estão mais escondidas, e que abordam estas temáticas”.
Entre os vários livros, filmes e obras artísticas expostos, destaque para “Como água para chocolate”, de Laura Esquivel, “O Erotismo” de Francesco Alberoni, “Estes difíceis amores”, de Júlio Machado, “O nascimento de Vénus” de Boticelli, ou o filme “A pianista”. Um dos expositores foi exclusivamente reservado para livros sobre educação sexual e sexualidade infantil.
Segundo a técnica da biblioteca, “criamos uma secção de sexualidade infantil porque é importante as crianças começarem desde logo a aprender estas coisas para não serem surpreendidas. Faz parte da educação, faz parte das nossas vidas, e muitos dos erros cometidos na juventude devem-se ao desconhecimento”.
A organização está já a pensar na terceira e última exposição quadrimestral, apesar do tema ainda não estar bem definido. Mas nas palavras de Anabela, “tem de ser alguma coisa com qualidade e impacto, para não baixar a bitola”. Até lá, poderá visitar a exposição “Sexualidade: erotismo” até ao mês de Agosto, todos os dias úteis, das 10:00 às 18:00 horas.


Uma mostra que está patente ao público na Biblioteca Municipal da Covilhã
Uma mostra que está patente ao público na Biblioteca Municipal da Covilhã


Data de publicação: 2007-05-22 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior