Voltar à Página da edicao n. 381 de 2007-05-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O Complexo Desportivo da Covilhã foi o palco escolhido para esta prova

Final do torneio “Olímpico Jovem”

A Covilhã recebeu no passado fim-de-semana a 25ª edição do “Olímpico Jovem”. Uma competição que contou com a participação de atletas jovens de vários pontos do País, reunidos para a prática de atletismo. Conviver e incentivar a prática desta modalidade foram os principais objectivos deste torneio.

> Joana Barata

O torneio de atletismo “Olímpico Jovem” realizou-se pela segunda vez consecutiva na cidade da Covilhã. Durante o fim-de-semana estiveram representados todos os distritos do País, bem como as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, e ainda uma representação simbólica de Macau.
Este ano o “Olímpico Jovem” completou um quarto de século de existência. Organizado pela Federação Portuguesa de Atletismo, pela Câmara Municipal da Covilhã, e pela Associação de Atletismo de Castelo Branco, este torneio pretende ser uma forma de despertar o interesse e a vocação dos jovens para a prática da modalidade.
Participaram no torneio cerca de 590 atletas que realizaram diferentes provas. Em representação das delegações integraram os melhores atletas de cada associação de atletismo. Estes atletas deverão revelar preparação adequada, contribuíndo para elevar o alto nível competitivo e festivo desta competição.
O Complexo Desportivo da Covilhã foi o local escolhido para dar inicio à cerimónia, com a chegada das delegações. Deu-se o habitual desfile, e o momento alto da cerimónia foi a chegada da chama olímpica. Outro dos pontos altos foi o içar da bandeira nacional. Para dar fim a esta cerimónia houve espaço para a saudação das Entidades Oficiais e a saudação do patrono.
Esta 25ª edição do “Olímpico Jovem” foi apadrinhada pela atleta olímpica Aurora Cunha, uma das principias responsáveis pelo arranque do atletismo feminino nacional na modalidade de Fundo e Meio-fundo, na década de 80. A atleta mostrou-se bastante feliz com o convite. “Honra-me muito ter recebido este convite, e é para mim um motivo de orgulho, e para qualquer atleta, celebrar as bodas de prata do “Olímpico Jovem”, assim como é sempre bom ficarem a conhecer as referências do passado”, disse.
Quanto à actual situação desportiva da prática de atletismo em Portugal, Aurora Cunha diz que “já vi pior. Estamos a ter cada vez mais jovens no atletismo, e espero que depois deste torneio possam surgir e possam ser apoiados todos os jovens que gostem da modalidade. Só com espírito de sacrifício, gosto pela modalidade e amor por aquilo que fazemos conseguiremos alcançar um patamar elevado”.
Alguns dos principias atletas portugueses passaram pelo “Olímpico Jovem”, enquanto praticantes dos escalões de iniciados ou juvenis, tal como Carla Sacramento, Mário Aníbal, Manuela Machado ou Rui Silva. Fernando Mota Presidente da FPA (Federação Portuguesa de Atletismo) acentua a importância significativa desta prova que cada vez mais se expande apesar de ser uma modalidade relativamente dispendiosa.
Quanto a novidades para a próxima edição, aquele responsável explica que “na próxima edição esperamos que possam ser integradas mais representações simbólicas, sobretudo dos PALOPS».
Luis Lam, chefe da equipa de Macau, garante que “ficámos muitos gratos pelo convite e o nosso objectivo não é ganhar, mas sim obter amizade e troca cultural”. Representaram a equipa de Macau quatro atletas com idades entre os 13 e os 16 anos. Paulo Rosa, Adjunto do Presidente da Câmara Municipal da Covilhã diz que “pela primeira vez o Olímpico Jovem realizou-se dois anos consecutivos na mesma cidade. É um caso único, mas nós apoiamos os desportos de formação, e temos um complexo espectacular para prática desta modalidade». “O nosso objectivo é melhorarmos o que fizemos no ano passado e que haja alguns recordes na pista e na modalidade”, disse. Paulo Rosa adiantou ainda que se realizará no complexo desportivo o Campeonato Nacional de Pista «com todos os craques».


O Complexo Desportivo da Covilhã foi o palco escolhido para esta prova
O Complexo Desportivo da Covilhã foi o palco escolhido para esta prova


Data de publicação: 2007-05-22 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior