Voltar à Página da edicao n. 381 de 2007-05-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Este foi um primeiro colóquio sobre Contactologia

Contactologia na UBI

O I Colóquio de Contactologia, realizou-se no passado dia 16 de Maio, e contou com a presença de Pedro Monteiro, professor da UBI, e José Méijome, professor da Universidade do Minho. Este encontro foi organizado pelo Núcleo de Alunos de Optometria e surgiu da necessidade de conhecer novas marcas e diferentes produtos ópticos.

> Isabel Pereira

O I Colóquio de Contactologia teve lugar na passada quarta-feira, e foi promovido pelo Departamento de Física, com organização a cargo do Núcleo de Alunos de Optometria.
Para a organização, este evento é de grande importância, uma vez que “é o primeiro encontro do género que se realiza na UBI». Para além disso, defendem, estas iniciativas «são essenciais pois como as aulas têm um tempo muito reduzido, não conseguimos chegar ao pormenor dos produtos e materiais, e aqui temos essa oportunidade”, explica Andreia Ramos, aluna do 5º ano de Optometria.
O grande objectivo deste colóquio foi “mostrar aos alunos que em termos de material óptico há novas marcas mais evoluídas, para que um dia mais tarde eles, enquanto profissionais de optometria, reconheçam estes materiais. Para além disso, no final do colóquio há uma aula prática destinada aos alunos que este ano têm contactologia, para que possam trabalhar mais de perto com todos estes produtos”, afirma Susana Santos, presidente do Núcleo de Alunos de Optometria.
Ao longo do dia foram apresentados vários tipos de lentes, de marcas como a Bausch & Lomb, Ciba Vision e Johnson & Johnson. Esta apresentação visou mostrar mais de perto aos alunos de optometria estes novos materiais.
O colóquio contou com a presença de Pedro Monteiro, professor da UBI, o qual apresentou a temática “Topografia Corneal”, onde se centrou nos métodos de reflexão do disco de Plácido, e com José Méijome, professor da Universidade do Minho.


Este foi um primeiro colóquio sobre Contactologia
Este foi um primeiro colóquio sobre Contactologia


Data de publicação: 2007-05-22 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior