Voltar à Página da edicao n. 381 de 2007-05-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O site de jogos de damas clássicas desenvolvido na UBI

UBI em jogo de damas

É já no próximo sábado, 26 de Maio que será apresentado o site da Internet, desenvolvido na UBI e que permite jogar Damas, entre computadores de todo o mundo. Uma apresentação que está inserida no XXIII Torneio de Damas do Gimnásio Clube da Covilhã.

> Eduardo Alves

A UBI ganha agora relevo numa nova área, a dos jogos on-line. Um site desenvolvido pelos alunos Jorge Gilberto e Samuel Gomes, de Engenharia Informática, no âmbito do projecto final de curso vai agora ser apresentado ao público. Estes dois alunos da UBI, orientados por Pedro Araújo, contaram ainda com a colaboração de Carlos Farias.
O site que agora é tornado público permite a todos os interessados efectuarem o seu registo no sistema, de modo a poderem convidar para jogar outros utilizadores já registados ou mesmo jogarem contra o computador.
Das suas diversas funcionalidades, destaca-se a possibilidade de os jogadores estarem em contacto entre si através de mensagens escritas e mesmo por imagem usando webcams, permitindo ainda que os jogos sejam visionados por jogadores no papel de observadores, os quais não intervêm no desenrolar do jogo.
O sistema dispõe ainda da opção de modo de aprendizagem na qual são sugeridas jogadas de orientação para os jogadores menos experientes. Os diversos movimentos do jogo podem ser guardados para que, mais tarde, o jogo possa ser revisto passo a passo. Para breve, os mentores deste portal esperam ainda desenvolver um módulo para acesso ao sítio via telemóvel ou PDA. Um outro grupo de alunos está já a desenvolver outros jogos que serão acrescentados ao sítio.
A apresentação deste site será um dos pontos altos do XXIII Torneio de Damas do Gimnásio Clube da Covilhã. Este torneio teve nas quatro primeiras edições apenas damistas da região, mas a partir de 1989 contou com a presença dos melhores damistas do País. O torneio será realizado segundo as normas da Federação Portuguesa de Damas, contando para o Campeonato Nacional de Rápidas. De destacar que os damistas covilhanenses têm, nos últimos tempos, conseguido papéis de destaque nas Damas Clássicas, além do desenvolvimento deste sítio da Internet, um damista da Covilhã, Tiago Manuel Neves, conquistou duas vezes consecutivas, em 2006 e em 2007, o Campeonato Nacional Individual do Inatel e a equipa do CCD São Vicente de Paulo venceu, em 2006, o Campeonato Nacional de Equipas do Inatel.


O site de jogos de damas clássicas desenvolvido na UBI
O site de jogos de damas clássicas desenvolvido na UBI


Data de publicação: 2007-05-22 01:28:22
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior